quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Google percorre o interior e mostra a imagem do Brasil

Os equipamentos contidos nessa Unidade Móvel são da mais alta tecnologia, englobando um raio de ação de 360 graus
Unidades móveis do Google Maps – Street View – são vistas em vários pontos do país,  inclusive na região de Presidente Prudente.

UNIDADE MÓVEL DO GOOGLE
PERCORREU VÁRIAS CIDADES

Durante vários dias uma unidade móvel do Google – equipada com câmeras de 360 graus – percorreu o centro e bairros de Presidente Prudente, chamando a atenção de todos para suas características totalmente diferenciadas das demais viaturas. É um trabalho ultra-avançado desenvolvido pela  tecnologia espacial que pela 1ª.vez chega ao Brasil. São várias regiões do país, incluindo Brasília.

Nesta área do Estado, apenas algumas localidades foram visitadas até agora pela Unidade Móvel. Na listagem oficial encontramos: Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Álvares Machado e Santo Anastácio. Mas a viatura do Google Maps foi visto (e fotografado pelo nosso blog) também em Presidente Venceslau e Presidente Epitácio.

Pelo que se informa, o Street view permite explorar locais em todo o mundo – através de imagens – ao nível da rua em 360 graus. Pode ver Restaurantes, visitar bairros ou planejar sua própria viagem. Dispõe de uma equipe técnica que é deslocada com o objetivo de mapear a cidade ou a região. E a finalidade não é outra, senão a de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Google. 

O Street View é um serviço integrado ao Google Maps e permite visualizar mapas ao nível da rua. Cada veiculo tem um equipamento que reune  nove câmeras   (oito p/montar a imagem panorâmica e uma voltada para o céu), sensores de infravermelho,GPS e um Computador p/armazenar os dados. Os carros da Street view levam dois passageiros que se revezam na direção do veículo.

Segundo o Google, fotografar as ruas de cada região metropolitana, leva em média três  meses.Aqui em Presidente Prudente, foram necessários dez dias. Uma das exigência é contar com proteção policial para os carros das unidades móveis,  que circulam entre 10 e 16 horas em quase todos os dias. Apesar das câmeras serem à prova d’água, quando chove o trabalho é interrompido.

A partir de agora, Presidente Prudente e outras cidades da região se inserem no Mapa Mundial da mais avançada tecnologia de georeferenciamento. Com as imagens captadas pela unidade móvel do Google, será possível a toda e qualquer pessoa interessada, realizar um passeio virtual (a partir de um Computador), de qualquer parte do mundo.

2 comentários: