terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Acessibilidade: Até onde vamos chegar ?

Rampa de Acessibibilidade para o Altar  da Paróquia Mãe da Igreja, em Pres.Prudente.

                          Rampa de Acessibilidade para as Lojas do Prudenshopping, o maior
                                                  centro empresarial de toda a região.                     

A Lei da Acessibilidade está em pleno vigor. Em Presidente Prudente existe uma preocupação muito grande em cumprir essa determinação superior. Tanto é verdade, que se verifica em toda parte a existência de obras, cuja finalidade não é outra senão a de atender às exigências da Legislação Brasileira em defesa das pessoas portadoras de necessidades especiais e também os idosos. Nas ruas, nas praças, nas lojas do comércio em geral, nos edifícios públicos, nas escolas, nas universidades, no trânsito, no transporte urbano e até nas igrejas, o assunto está sendo encarado com a máxima seriedade.

Para conhecer melhor a importância e a prática da Lei da Acessibilidade, fomos buscar detalhes na publicação do Metrô Rio/2012 que diz: "A acessibilidade é a garantia de acesso para todos que utilizam edificações, espaços urbanos, equipamentos públicos, transporte com economia e segurança. É a partir dela que obtemos orientação sobre como adequar os ambientes de uso comum para a melhor utilização das pessoas, principalmente as que possuem necessidades especiais".

Em alguns pontos da cidade de Presidente Prudente, além das áreas demarcadas para estacionamento e melhor orientação dos portadores de deficiência, existem instalações sanitárias devidamente sinalizadas e indicação visual de pistas e cruzamentos que exigem atenção e cuidados especiais. As rampas de acesso dispõem de protetores manuais e alguns Elevadores também já foram implantados para facilitar a acessibilidade. Ao que consta,  esses Elevadores são ainda em pequena escala, mas operam regularmente na Associação Comercial, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e no acesso ao Poupa Tempo - defronte ao Terminal Rodoviário. 


2 comentários:

  1. Em outubro de 2010 foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e a FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente. Em maio de 2011 foi constituída uma Comissão de Acessibilidade. Um Projeto de Acessibilidade está em andamento no campus universitário com a adequação dos espaços de modo a garantir a acessibilidade e mobilidade a todos os usuários.

    ResponderExcluir
  2. Altino, o blog está legal pra caramba. Estou acompanhando. Parabéns. Obrigado pela informações de ontem (visita ao hospital).

    ResponderExcluir