quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Frutos diferentes de regiões diferentes

 Quem vai à Feira-livre ou às "Feirinhas" dos Supermercados tem muita coisa a escolher. Especialmente frutas da época - que são as mais procuradas - e custam menos. Na região de Presidente Prudente estamos  vendo o final de uma safra de Mangas que pode durar ainda algumas semanas, com preços altamente convidativos para o consumidor e pouco compensadores para os produtores. Depois disso, é só esperar por uma nova safra que só virá a partir do segundo semestre deste ano.

Por incrível que pareça, os fruticultores estão pagando caro para produzir; e dificilmente conseguem auferir allgum lucro ou compensações financeiras. No caso da Manga da variedade Tommy Atkins, o preço para o consumidor chegou a menos de 60 centavos o quilo. Nesta semana, as promoções de um Supermercado em Presidente Prudente tiveram elevação e alcançaram 78 centavos, enquanto em outras regiões, o mesmo produto chega a custar de 2 a 3 reais por unidade. A diferença é grande, mas em compensação existem alguns frutos superdotados (como é o caso da manga da foto acima) que pesou 1.124 kg.

No sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul o que mais chama a atenção dos frequentadores de Feiras-livres é o Tomate "Gauchão da Fronteira". Na foto que estamos mostrando, avalie o tamanho e a beleza de um produto saudável - sem emprego de agrotóxico - cujo custo é de apenas 2 reais o quilo. Tomate e Manga são produtos diferentes de regiões diferentes - onde o produtor rural é pouco valorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário