domingo, 29 de janeiro de 2012

Madre Tereza de Calcutá: Tema de palestra da Soc.de Livres Pensadores de Pres.Prudente


Ao término da palestra no Anfiteatro II da FCT/UNESP, Avelino Benvenho recebeu um Certificado entregue pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Jr., Pres. da Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente.
A platéia presente, acompanhou com muito interesse o relato do Escritor Avelino Benvenho.

Como acontece todos os meses - sempre no último sábado - a Sociedade de Livres Pensadores de Presidente Prudente promoveu no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, mais uma interessante palestra. Desta vez, o convidado foi o Escritor Avelino Benvenho que acaba de lançar seu 2º. livro intitulado "A Menina Albanesa", dedicado à Madre Tereza de Calcutá. A obra "Por uma santa causa" foi totalmente destinada à Santa Casa de Santo Anastácio, com vendas aproximadas de 2.000 exemplares, segundo o próprio autor.   

O palestrante falou a uma seleta platéia por mais de uma hora e meia, destacando detalhadamente aspectos da vida íntima da menina Agnese (Inês), que passou a ser chamada pelo pseudônimo de Gonxha que significa "botão de flor". Essa foi a origem de Irmã Tereza, uma freira que se transferiu para a Irlanda e posteriormente para a Índia, onde foi consagrada como  "Madre Tereza de Calcutá". O livro foi prefaciado pelo Prof. José Samoritano Subires, que ao final da palestra realizada em Presidente Prudente, também se pronunciou  a respeito da atuação histórica de Madre Tereza de Calcutá.

Benvenho relatou episódio por episódio desde a convivência da familia de Irmã Tereza com outras famílias da Albânia, incluindo os Scalons que vieram para a região de Presidente Prudente e se instalaram em Ribeirão dos Índios, então, distrito de Santo Anastácio. Falou dos problemas de adaptação e as dificuldades enfrentadas por Irmã Tereza para o desempenho de sua vida religiosa e de sua própria sobrevivência, suas viagens e sua dedicação aos necessitados e menos favorecidos pela sorte.

Antes de sua morte em 05 de Junho de 1997, Madre Tereza de Calcutá teve seu nome inscrito e proclamado com o Prêmio Nobel. Foi a forma de reconhecimento mundial, tanbém reconhecido pela igreja e por todas as instituições governamentais. E como ato conclusivo, a beatificação pela Santa Sé, no Vaticano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário