sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Na FCT/UNESP, a primeira defesa pública de tese de Doutorado do Ano de 2012


  
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - promoveu nesta 6a.feira, a primeira defesa pública de tese de Doutorado em Ciências Cartográficas; que  foi instalada na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento do Cartografia. Tendo como Orientador o Prof. Dr.Paulo de Oliveira Camargo, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP, o aluno João Paulo Magna Júnior apresentou seu trabalho de pesquisa, versando sobre "O uso de Thin-Plate na transformação das coordenadas com a modelagem de distorções entre realizações de Referênciais Geodésicos". 
Da Comissão Examinadora fizeram parte - além do Orientador - o Prof. Dr. João Carlos Chaves, do Deptº de Cartografia; o Prof. Dr. Messias Meneguette Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação, da FCT/UNESP; a Profª.Drª. Sônia Maria Alves Costa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - e o Prof. Dr. Silvio Jacks dos Anjos Garnés, da Univesidade Federal de Pernambuco - UFPE. A defesa pública começou às 08h30 e só foi encerrada no início da tarde.
O curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP - único no Estado de São Paulo - está prestes a comemorar seus 35 anos de implantação, tendo formado até hoje mais de 600 profissionais da área cartografica, com graduação e pós-graduação.  Muitos desses profissionais prestam serviços às maiores empresas nacionais e internacionais dedicadas ao ramo da pesquisa, informação, ciência e tecnologia espacial. Dois eventos significativos já estão programados para Abril e Julho deste ano em Presidente Prudente.  
  
Em 2011, segundo relatório do Departamento de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia foram desenvolvidas 110 teses no total geral do ano, sendo 92 dissertações de Mestrado, 16 teses defesas públicas de Doutorado e 2 de Livre-Docência. Geografia liderou com 28 dissertações de Mestrado e 11 teses de Doutorado, seguida pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, com 38 dissertações de Mestrado. Fisioterapia figura em terceiro lugar, com 18 dissertações de Mestrado e finalmente, Ciências Cartográficas com 8 dissertações de Mestrado e 5 defesas públicas de Doutorado.


Um comentário:

  1. João Paulo Magna Júnior28 de janeiro de 2012 às 18:31

    Obrigado Altino pelo registro e pelo post...parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir