quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bombeiros de Prudente: Em Março, 50 anos !


         Esta viatura que hoje é peça de Museu foi a primeira unidade mobilizada
          pelos Bombeiros para o atendimento púbico na cidade de Presidente Prudente.

              Cinquenta anos depois, o atendimento se ampliou à inumeras cidades da região
                   e os serviços prestados são da mais alta importância. O 14º Grupamento de
                                Incêndios vai festejar seus 50 anos no dia 10 de  Março.

                 A "Operação Resgate" se desenvolve a qualquer hora do dia ou da noite. Basta um 
                chamado pelo 193 e o atendimento é imediato, com equipes especialmente treinadas
                                                           para qualquer eventualidade. 

  •      O Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente vem prestando relevantes serviços à comunidade local e regional desde Março de 1962. Por este motivo, para marcar seu Jubileu de Ouro será desenvolvida extensa programação, comemorando o evento no dia 10 de Março. O acontecimento - da mais alta importância para a cidade - terá ainda outras celebrações especiais durante uma semana - no período de 03 a 09 de Março - onde está prevista a realização de homenagem especial da Câmara Municipal a ser realizada nas dependências do SEST/SENAT.  

Na versão antiga de nosso blog de Agosto de 2007, destacamos: Na região de Presidente Prudente a atuação dos Bombeiros é sempre evidenciada graças aos eficientes serviços prestados à causa pública desde Março de 1962, quando foi criado o primeiro posto de atendimento. Antes, esse importante serviço era feito através de Campinas. Em 1975 como guarnição essa unidade passou a pertencer ao Grupamento de Incêndio de Marília. Depois foi criado e instalado o 14º Grupamento, envolvendo as regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.

Na condição de sub-grupamento vieram depois os Postos de Presidente Prudente (Centro), Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Santo Anastácio. A primeira unidade motorizada que prestou relevantes serviços em toda a região, ainda pode ser vista pelos interessados. Trata-se de um carro auto-bomba (pioneiro) conforme se vê na foto acima. Porém, essa viatura que estava em exposição no Museu Histórico Municipal agora se encontra em fase de restauração para posterior apresentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário