terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cupim em árvore do Calçadão paralisou comércio de Prudente por muitas horas

   .
Durante a madrugada, uma forte rajada de vento derrubou parte dos galhos
desta gigantesca árvore existente no Calçadão da Maffei.

O Cupim que se instalou numa forquilha desta árvore não foi percebido em momento algum, mas   por pouco não provoca uma tragédia na área mais movimentada do centro comercial de Prudente.
 
Nesta terça-feira (07 de fevereiro), o Calçadão da Maffei que acaba de passar por obras de restauração e revitalização, enfrentou o mais sério problema dos últimos trinta anos. Parte do comércio, incluindo edifícios de apartamentos, escritórios e repartições públicas tiveram sérias dificuldades exclusivamente por falta de energia elétrica. Motivo: intervenção dos Bombeiros e técnicos da concessionária de energia, a CAIUÁ que suspendeu seus serviços por aproximadamente dez horas, em virtude da queda dos galhos de uma árvore de grande porte existente na esquina da Rua Felício Tarabai com a Te.Nicolau Maffei. Felizmente, ninguém saiu ferido.

Os Bancos que mantém Agências nessa área central, tiveram suas atividades paralisadas, alegando estar inoperante todos os seus equipamentos - em especial os Caixas Eletrönicos - a partir das primeiras horas da manhã. Nessa situação se envolveram o Santander com suas duas agências, o Bradesco, e de forma parcial o Banco do Brasil, que acabou por utilizar equipamentos de emergência  (Geradores) para operação dos Caixas eletrônicos enquanto perduou a falta de energia elétrica, até às 13horas. Durante toda manhá os reparos se desenvolveram, sendo bloqueado o tráfego de veiculos e desviado o movimento de pedestres.   

Enquanto os Bombeiros atuavam na área utilizando inclusive uma escada ''Magirus'', funcionários da PRUDENCO e de uma empresa terceirizada da CAIUÁ cortavam parte dos galhos da gigantesca árvore, com utilização de motosserra e podadeiras "Stihl". O público acompanhou de perto as operações por muitas horas, até que todo o sistema fosse religado à rede de energia, restabelecendo assim as atividades no setor urbano mais movimentado de Presidente Prudente, isto no começo da tarde.

Entre os presentes, muitos teceram críticas à Secretaria do Meio Ambiente, que poderia muito bem ter realizado uma inspeção geral antecipada em todas as árvores mantidas no Calçadão, verificando principalmente o aspecto de sanidade de cada uma, antes de ser incluida no projeto de paisagismo da cidade. O Cupim que atingiu essa frondosa árvore do Calçadão é apenas uma amostra do que pode estar acontecendo em outros pontos. E no devido tempo precisa ser exterminado com a máxima urgência.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário