terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Em ritmo acelerado as obras do grande Santuário dedicado a Santo Expedito

                                      Padre Umberto Laércio Bastos de Souza acompanha o andamento das obras do 
                                                     Grande Santuário, que está sendo edificado na região de Presidente Prudente. 
                                      O Santuário Nacional foi projetado numa área de 9.042 m2, para acolher 3 mil
                                                  devotos e estacionamento com capacidade para receber mais de 400 veículos.
                                    O Padroeiro do Santuário, Santo Expedito é conhecido como o Santo das causas 
                                                    justas e urgentes e conta com a devoção de milhões de católicos que o festejam
                                                                                        todos os anos, no dia 19 de Abril.

  •   Santo Expedito - segundo relata a história - foi um militar que se tornou Comandante-chefe da XII Legião romana, formada em sua maioria por soldados cristãos designados especialmente para defender as fronteiras orientais contra o ataque dos bárbaros asiáticos. Exerceu também as elevadas funções de Senador do Império Romano e Príncipe-Consul da Armênia, antes de sua conversão. Uma vez convertido ao catolicismo e pelo fato de não rejeitar sua fé, foi flagelado e decapitado com espada em 19 de Abril do ano 303 D.C. cumprindo determinação do Imperador Diocleciano. Como consequência dessa atitude extrema, foi considerado Mártir e venerado como Santo.

No Brasil, mais propriamente no extremo-oeste paulista surgiu um povoado fundado em 26 de Abril de 1945 pela Cia.Colonizadora Ciampolini e Braga Ltda, conhecido por "Vila Braga". Posteriormente transformado em Distrito de Paz de Alfredo Marcondes por força do Decreto Nº 233 de 24 de Dezembro de 1948, recebeu a denominação de Santo Expedito, como homenagem ao Padroeiro. Em 1958 ocorreu a emancipação política e Santo Expedito tornou-se Município da Comarca de Presidente Prudente , tendo como 1º Prefeito o saudoso empresário rural Virgínio Cabral da Silva e Vice-prefeito, o Sr. José Ferreira de Lima.

A devoção por Santo Expedito no Brasil, cresce todos os dias e em toda parte. A maioria - numa demonstração de fé - marca presença nas grandes festas anuais do Padroeiro, no dia 19 de Abril. Neste ano, a data recai numa 5a.feira e desde já começa a existir grande expectativa pela chegada do dia do Padroeiro. Enquanto isso, as obras de construção de um grande Santuário ganham maior agilização com o apoio não só dos devotos, mas principalmente das autoridades locais e estaduais. Uma via marginal está sendo executada por determinação do Governador Geraldo Alckmin, que provavelmente estará em Santo Expedido no dia 19 de Abril. No local, as máquinas e viaturas se movimentam intensamente desde o início de Janeiro.

O Padre Umberto Laércio Bastos de Souza - Pároco de Santo Expedito - se mostra empolgado com os trabalhos que se desenvolvem na área destinada ao futuro Santuário, que é constituida de 6 alqueires, na qual se dará a edificação de 9.042,88 m2, com capacidade para receber 3 mil devotos (1.500 sentados) e amplo estacionamento para mais de 300 automóveis e 100 Ônibus, com acesso pavimentado que já se encontra em execução. Enquanto isso, é mantida com pleno sucesso a Campanha do M2, que vem recebendo adesões de toda parte. São doações expontâneas equivalentes a R$300,00 (divididos em até 10 parcelas iguais), cujos resultados serão investidos nas obras de construção do novo e grandioso templo, oficialmente denominado "Santuário de Santo Expedito".    

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário