quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um Jornal de 73 anos que tem história e tradição


Há poucos anos, recordávamos as edições dos velhos tempos em que o
 Jornal rodava em máquina plana, com composição a quente em Lynotipos.

          A Tecnologia avançada facilitou a produção de um Jornal em cores, com
        design avançado e moderno. Este é o resultado da edição Nº 18.631. 

   Deodato da Silva e Adelmo Santos Reis Vanalli são os Diretores atuais de O IMPARCIAL.
   Eles acompanham o processo de impressão da edição comemorativa de 02/Fevº/2012.

  • Fundado em 02 de Fevereiro de 1939 por Heitor Graça e Manoel Honofre de Andrade, O IMPARCIAL  foi um dos primeiros jornais a receber seu título registrado em Cartório, sendo quatro anos depois vendido para Edgard Angelo Zilochi. Mas decorridos outros cinco anos, isto é, em 1948 foi transferido para outro Jornalista: Roberto Santos, que liderava uma cadeia de jornais do interior. Somente a partir de 1º. de Janeiro de 1995 é que o Jornal foi definitivamente transferido para a Editora "Imprensa" Ltda., de propriedade dos Srs.: Mário Peretti, Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva. 
Em busca da história, ouvimos o testemunho de um de seus atuais diretores, que nos informou: "Como consta de nosso primeiro Editorial, O Imparcial pretendeu - desde sua fundação em 1939 - ser mais do que um Jornal local. Porque em torno de Presidente Prudente floresciam outros municípios. Hoje, são 33, nos quais todas as manhãs, o jornal circula simultaneamente, graças a um eficiente sistema de transporte". E disse mais: era consciência de que Presidente Prudente como cidade-sede, não prosperaria se essas comunidades permanecessem isoladas; sem uma Tribuna para suas reivindicações.

Naquela ocasião o Jornal se antecipava ao que viria tomar corpo e importâcia decênios após, na Europa e nos Estados Unidos através do Jornal Regionalizado. Um Jornal que tenha sobrevivido por mais de 70 anos e resistido a todas as crises políticas e econômicas, conquistou sua independência. Referindo-se ao O IMPARCIAL afirmou  que o mesmo não está atrelado a grupos políticos e econômicos; e como resultado dessa postura, tornou-se merecedor de grande credibilidade em todas as áreas: regionais, do Estado e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário