sábado, 18 de fevereiro de 2012

Unesp é a terceira melhor Universidade brasileira

                                  Historicamente, a UNESP tem sua marca registrada  no desenvolvimento cultural
                                            e científico de Pres. Prudente, como a melhor Instituição de ensino superior. Neste
                                                mês virão mais 640 alunos aprovados no Vestibular para as vagas de 12 cursos.

                                                        Unesp é a 4a.da América Latina e a 3a.melhor Universidade brasileira:
                                                      motivo de júbilo para o Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof.Dr.Júlio
                                                 Cézar Durigan e o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol. 

  • Desde 3 de Maio de 1959 a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" tem seu nome e suas tradições históricas e acadêmicas ligadas diretamente à cidade de Presidente Prudente. Nesse dia memorável foi efetivamente ministrada a primeira aula sob a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI - funcionando inicialmente como Instituto Isolado, com os cursos de Geografia e Pedagogia. Depois recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (IPEA), com seis cursos superiores.  Mas somente em 1976 foi constituída oficialmente a nova Universidade Estadual que adotou a sigla UNESP, agora comemorando 36 anos de existência.

 Em Presidente Prudente são mantidos 12 cursos de graduação, que se renovam todos os anos com 640 vagas. As aulas referentes a 2012 serão ministradas a partir dos últimos dias deste mês. Às 8hs. da manhã, do dia 27 de Fevereiro começa a "Semana de integração dos calouros" que terá como atividade inicial, o Encontro de Coordenadores, com o Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP; e por dois dias consecutivos,  palestras e shows. O término ocorre no dia 29 de Fevereiro, às 22hs, estando ainda programado o Cadastramento de doadores, através de um trabalho do Grupo MADU.

Todos os anos é realizado um Concurso Internacional denominado "Ranking de Webometrics", com a principal fnalidade de selecionar as melhores Universidades mundiais. De um total de 20.369 Instituições de Ensino Superior, 200 foram para o Top da Web of the World Universities. Harvard, a primeira; MIT, foi a segunda e Stanford a terceira. Na América Latina doze Universidades passaram a ocupar posição de destaque: a USP (20ª na classificação mundial) é a primeira no continente latino-americano; Universidade Nacional Autônoma do México, a segunda; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a terceira; e quarta colocada a UNESP, o equivalente à terceira classificação  no ranking das melhores Universidades brasileiras.

A nível mundial a UNESP avançou do 238º lugar conquistado em Julho de 2011 para o 122º no Ranking de Webometrics deste inicio de ano, o que corresponde a 116 pontos de vantagem. O Prof.Dr. Júlio Cézar Durigan -Vice-Reitor no exercício da Reitoria - manifestou sua opinião dizendo que esse resultado se deve basicamente a três fatores: investimento nas pessoas que fazem a Universidade; melhoria da infraestrutura de ensino e pesquisa; e racionalização dos recursos por meio de mecanismos como o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - que na UNESP não é só um documento na prateleira, mas uma ferramenta realmente colocada em prática.

Disse mais o representante da Reitoria que o "processo de internacionalização da UNESP determinado pelo PDI, a disponibilização da página principal da Instituição em nove idiomas e a grande quantidade de cursos de graduação e pós da Universidade contribuiram para a visibilidade detectada pelo Webometrics. Ações pensadas a longo prazo geram resultados de impacto para a comunidade, e é isso que leva a mais visibilidade"- destaca.

                                              
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário