quarta-feira, 7 de março de 2012

Apicultor de Presidente Venceslau se destaca na produção de mel

                                 Com seus 72 anos de vida, o Sr. Antonio Sismeiro é um dos maiores
                                 Apicultores da região. Sua produção aumenta de ano para ano e
                                                os maiores consumidores estão nas Feiras-livres.  
              
  •       Produzir mel de abelhas é uma arte que poucos cultivam. Mas com toda a paciência que o caracteriza, o Sr.Antonio Sismero é um dos poucos proprietarios rurais na região de Presidente Prudente que tem história como Apicultor. Ele faz dessa arte, sua principal atividade e nas principais estações do ano, ele percorre a área rural do vizinho Estado de Mato Grosso do Sul (Faz.Sta.Rita do Rio Pardo), alguns municipios ribeirinhos dos dois Estados ou mesmo da nova alta paulista, distribuindo colméias para atrair abelhas que vão produzir Mel. Isto ocorre inicialmente no Outono - entre Maio e Junho - quando se verifica a florada dos Eucalíptos. Depois, vêm as Laranjeiras com floradas mais frequentes no período de Agosto a Setembro. Assim agindo ele produziu em 2011 cerca de 3 toneladas de Mel; e neste ano espera aumentar essa produção para 4 toneladas. 


Pelas informações que nos chegam de Presidente Venceslau - onde reside o Sr. Antonio Sismeiro - o tempo seco (com altas  temperaturas e baixa umidade do ar) contribui para que as Abelhas Européias produzam mais. O maior trabalho é representado pela remoção das Colméias de uma propriedade para outra ou mesmo de âmbito regional ou estadual. Tudo que é captado em termos de matéria prima é transportado para centrifugação, que é feita nas instalações da Prefeitura Municipal de Presidetne Venceslau no Recinto Permanente de Exposições "Major Alfredo Ellis Netto", da FAIVE. Para isso, foi cedida uma Cozinha Artesanal da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente - SEAAMA.

Para incentivar o trabalho desenvolvido pelo Sr. Sismeiro, tudo que ele produz é comercializado diretamente nos pontos de venda, principalmente nas Feiras-livres de Presidente Venceslau, Caiuá, Presidente Epitácio, Dracena, Pacaembu e Santo Anastácio. Como é natural, também são realizadas algumas vendas sob encomenda, considerando a qualidade  do produto e o esmero de seu produtor em cultivar as Colméias e pessoalmente realizar a centrifugação e envazamento, com a ajuda da esposa Luzia e do funcionário Paulo.

  

Um comentário: