terça-feira, 20 de março de 2012

Comemorado em Presidente Venceslau, o "Dia do Contador de Histórias"

                             As crianças se concentraram na leitura de livros e também acompanharam
                                  atentamente as histórias contadas na Biblioteca pelas Professoras.
                                                                              (Fotos cedidas)
                             O "Dia do Contador de Histórias" é uma inovação criada em 1991 e
                    adotada em algumas cidades brasileiras. Presidente Venceslau foi uma delas.  

  • A arte de contar histórias é tão antiga quanto a própria humanidade. As histórias contadas por gerações passadas foram muito importantes para a evolução da espécie humana. Neste blog que foi lançado Via Internet há mais de cinco anos, procuramos relembrar o passado e relatar tudo de bom e pitoresco que aconteceu no decorrer da história nos anos passados. E queremos lembrar que o "Dia do Contador de Histórias" foi criado em 1991 com a principal finalidade de exaltar as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias como meio de divertimento, aprendizado e valorização humana. Começou na Suécia e ganhou expressão mundial. O propósito inicial era de reunir os contadores de histórias, relembrar os fatos mais importantes e promover a prática em todo o Planeta. Presidente Venceslau dá o exemplo que deveria ser seguido por todas as demais cidades: grandes, médias ou pequenas. Aí está uma bela história para ser contada...

Pelo relato do Danilo Bonfim, ficamos sabendo que o Dia do Contador de Histórias foi comemorado na Biblioteca Municipal "Professora Maria José Ferreira", instalada no Centro Cultural "Salvador Lopes" de Presidente Venceslau. Do evento participaram cerca de 100 crianças dos Jardins I e II da Escola Municipal "Professor Dagoberto da Silva Pinto". Elas foram acompanhadas pelas Professoras e recepcionadas pela Bibliotecária Michele Bachega que as conduziu pelo ambiente de leitura, contando algumas histórias infantís. Dentre as quais, "A rainha rabiscada", de Sylvia Orthof e "Em cada tom, um tom amigo", de Maria Beatriz Tomassni.

Após a contação de histórias - diz nosso informante - as crianças tiveram acesso ao acervo da Biblioteca e puderam ter maior contato com as obras infantís de centenas de autores. Com essa atividade proporcionada aos pequenos, a Biblioteca Municipal e a  Secretaria de Educação e Cultura do Município (SEMEC), contribuiram uma vez mais para o enriquecimento cultural da comunidade, com os nossos Parabéns!    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário