sexta-feira, 16 de março de 2012

Dia do Consumidor é comemorado pelo Procon


Procon - Regional de Prudente - dedicou um capitulo especial à Melhor Idade.
 Ana Paula Setti que responde pelo Procon foi à Praça 9 de Julho e depois, ao Centro Cultural Matarazzo, a fim de prestar total orientação sobre os Direitos do Consumidor. Em especial à 3a.idade, que teve a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo repr.do Procon  em S.Paulo, Ricardo Vieira da Silva. 

  •  Neste ano, o Dia Internacional do Consumidor - 15 de Março - teve destaque especial por iniciativa da Diretora do Procon, Ana Paula Setti que reuniu toda sua equipe de trabalho na Praça 9 de Julho e posteriormente no Centro Cultural Matarazzo. O objetivo da concentração na área central da cidade e posteriormente num salão de eventos, foi o de promover palestras, distribuir folhetos explicativos e prestar esclarecimentos a respeito dos Direitos do Consumidor. Com isso, cerca de 1 mil e 800 pessoas tiveram contato direto com as informações verbais e impressas, principalmente no que diz respeito a Empréstimos e Cartões Consignados para Aposentados e Pensionistas. Eles estão sendo alertados pelo Procon sobre o risco de contrair empréstimos, devido à irresponsabilidade e falta de idoneidade de algumas Financeiras, o que tem provocado uma onda de manifestações de protesto.
O Procon esclarece as regras do INSS que as Financeiras devem obedecer: 1) - A contratação não pode ser feita pelo telefone. 2) - A taxa máxima de juros ao mês é de 2,5%. 3) - Não pode ser cobrada a TAC (Taxa de Abertura de Crédito). 4) - As Instituições Financeiras são obrigadasa emitir em cinco dias úteis, boleto ou documento de pagamento detalhado quando o aposentado ou pensionista desejar quitar o empréstimo antecipadamente. 5) - Não pode ser cobrada taxa de Liquidação Antecipada. 6) - O empréstimo não pode ser usado para operações de financiamento e arrendamento mercantil.  

Fique atento antes de contratar. Pense: Você realmente precisa fazer esse empréstimo? Por que? Para que?  Consulte: Somente as Instituições Financeiras credenciadas ao INSS podem fazer o empréstimo. A lista das Financeiras credenciadas efetivamente pode ser consultada no site do INSS: www.previdencia.gov.br/  Pesquise: O valor dos juros varia de Financeira em Financeira; e sempre haverá uma que terá valor menor. Faça as contas: Verifique se o valor da parcela mensal não fará falta no seu orçamento para o pagamento das contas que você possui, como: água, luz, telefone, aluguel, remédios... Lembre-se: você ficará com o seu pagamento comprometido por muito tempo!

Uma recomendação especial às pessoas procuradas por eventuais interessados em oferecer empréstimos: Documentos: não passe dados pessoais por telefone, nem entregue cópia deles ou do seu Cartão de Banco, ou de beneficiário para pessoas que você não tem certeza que são funcionários da Financeira. Venda casada: para fazer o empréstimo não é necessario contratar Seguro, Cartão de Crédito ou qualquer outro produto ou serviço que você não queira. Exija uma cópia do Contrato.

É bom lembrar que algumas Instituições Financeiras oferecem o Cartão de Crédito com limite superior ao permitido (2 vezes o valor da renda), cobrando a parcela da seguinte forma: uma parte na Fatura do Cartão dentro do permitido (10% do valor da renda) e o restante por meio de boleto bancário. Isso é prática abusiva !  Não aceite esse tipo de oferta e DENUNCIE ! Consulte o site da Fundação Procon/SP:  www.procon.sp.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário