quinta-feira, 29 de março de 2012

Eles trabalham e ganham a vida nas alturas

Eles são dois irmãos que trabalham juntos (há mais de dez anos) na montagem de  Equipamentos de Ar Condicionado. É um trabalho de risco que poucos se sujeitam a fazê-lo. 
 
Gilson e Marcos José Monteiro instalam em média 30 a 40 aparelhos desse tipo por mês trabalhado; a maioria em grandes edifícios residenciais ou comerciais. Cada instalação custa em média de 300 a 350 reais. 

  • São muitas as profissões bem remuneradas. Mas quando se trata de um trabalho de alto risco, como é o caso dos irmãos Gilson e Marquinhos - que trabalham nas alturas com uma plataforma móvel - é plenamente justificável o que ganham para a prestação desse serviço. Eles se tornaram um dos poucos especialistas na instalação de Aparelhos Climatizadores Split, tradicionalmente conhecidos pela denominação de Ar Condicionado. No passado, o trabalho de instalação era feito de forma diferente e qualquer um poderia arrombar a parede e fixar um enorme aparelho de alto consumo de energia elétrica. Com o avanço tecnológico, os equipamentos foram aprimorados e surgiu o "Split" com 7.000 BTUs ou mais, acionado por  Controle Remoto. Mas a instalação exige trabalho especializado que é executado de forma prática, fazendo apenas algumas perfurações para fixação e Operação dos Climatizadores. Mesmo que seja nos mais altos Edifícios.

Marcos José Monteiro (Marquinho) nos contou que o trabalho que realiza em companhia do irmão Gilson, começou há mais de dez anos. No começo surgiram inúmeros problemas, principalmente quando eram requisitados para a montagem dos Climatizadores em Apartamentos. Os modelos antigos exigiam apenas trabalho interno, com a perfuração das paredes, fixação e instalação elétrica do aparelho, o que poderia ser feito por qualquer pessoa. Mas com a introdução do Split, o trabalho passou a ser feito em duas etapas: internamente e fixação na parte externa, o que exigiu dispositivo especial de segurança para  realizar o trabalho. Com isso, tornou-se necessária a construção de uma Plataforma Móvel de Ferro (fixada no batente das janelas) com coluna de apoio e Cinto de Segurança com corda de sustentação, o que facilitou o seu trabalho.

Além de Presidente Prudente e inúmeras cidades da região, Gilson e Marcos têm sido requisitados para a instalação de Equipamentos Climatizadores em inúmeras localidades brasileiras. Em face disso, no decorrer da última década eles prestaram serviços atendendo compromissos com grandes empresas de São Paulo e Campinas. Nessa atividade, instalaram Equipamentos de Ar Condicionado em grandes Lojas, Salas de Convenções de Hotéis, Clubes, Hospitais e Igrejas. Eventuais interessados poderão se comunicar com eles, através do Telefone: (18) 9727-3248 ou pelo e-mail: marcoarcondicionado@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário