sábado, 10 de março de 2012

Nas comemorações do seu Cinquentenário, ex-Vereador e bombeiros são homenageados

              Para marcar os 50 anos de fundação do Corpo de Bombeiros em Pres.Prudente, foi   
             homenageado o ex-Presidente da Câmara e ex-Desembargador, Dr.José Jorge Tannus.

          Ao lado do Pres.da Comissão do Cinquentenário (Ten.Cel.Carlos Amaral ), os pioneiros 
         homenageados: Ten. PM Onofre; Cel. PM Máximo; Sgt. PM Laurival; Ten. PM Dantas e 
                                   Major PM Elias Martins Viana (atual Comandante do 14º GB). 

  •    Os 50 anos de fundação da 1a. Unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de Presidente Prudente entram para os anais da história, como registro oficial de uma das mais importantes conquistas do século passado. O Decreto de criação foi assinado pelo então Governador Carvalho Pinto (sucessor de Jânio Quadros), no dia 10 de Março de 1962. Na época, a população local era representada por pouco mais de 70 mil habitantes, o equivalente a 1/3 do que existe hoje, com base no último Censo do IBGE. Ao ser instalado, o Destacamento contava com 12 soldados e uma viatura arcaica de 1946, cedida pelo Corpo de Bombeiros de Campinas, que depois se transformou em peça de Museu. Hoje, após a criação do 14º Grupamento de Bombeiros que compreende 54 municípios, o contingente aumentou para 450 integrantes e uma sede própria de 450 m2, implantada no Jardim Colina (atrás do Jd Morumbi), em Presidente Prudente. 
Uma sessão solene da Câmara Municipal realizada no Auditório do SEST/SENAT reuniu figuras  proeminentes da época em que foi instalado o Corpo de Bombeiros nesta cidade. Dentre os pioneiros (ainda vivos) se destacaram: o Cel. PM Mário Máximo de Carvalho - considerado o fundador do Destacamento de Bombeiros - o Ten.PM João Dantas de Souza; o Sgt.PM Onofre Clemente Pereira e o Sgt.PM Laurival Garcia, Bombeiros integrantes do primeiro efetivo da Corporação em Presidente Prudente. Dentre os homenageados alguns ausentes  (citados in memorian), como: o Cap.PM José Mariano Filho, primeiro comandante da Corporação que faleceu em São Paulo no dia 03 de Março de 2012; o Cel.PM Celestino Henrique Fernandes (fundador),e o Ten.PM Mário Nicácio de Miranda, outro integrante e ambos falecidos. Para cada  um deles foi destinada uma placa comemorativa como homenagem.

A presença do ex-vereador José Jorge Tannus que presidiu o a Câmara Municipal por duas legislaturas, causídico brilhante e Desembargador Aposentado do TJ/SP, especialmente convidado foi o "toque de maior autenticidade" ao ato solene. É que o Dr. Tannus foi uma das primeiras autoridades a se empenhar juntamente com o prefeito da época, Luiz Ferraz de Sampaio e os vereadores: Moacir Miranda e Amaro Telmo de Moraes Guerra pela criação e instalação do Corpo de Bombeiros, segundo testemunhou a vereadora Alba Lucena Gandia, Presidente da Edilidade.

Ao receber uma placa comemorativa, o Dr. José Jorge Tannus falou de sua grande emoção e lembrou que "já se passaram 50 anos e Presidente Prudente fez jus e mereceu nosso apoio. Auxiliado por companheiros, conseguimos trazer o Corpo de Bombeiros para Presidente Prudente, uma corporação que não mede esforços e benefícios para preservar a vida e a comodidade de toda a população". E finalizando: Para nós, os Bombeiros são heróis, porque vivemos em segurança graças a eles.    .        

O Cel.PM Mário Máximo de Carvalho - ex-Comandante da 3a.Cia.Independente da Polícia Militar - e fundador do Destacamento de Bombeiros de Presidente Prudente, após receber uma placa comemorativa em sua homenagem, disse que a cidade foi uma das primeiras a ser beneficiada no interior de São Paulo. Citou alguns nomes de maior evidência na época da instalação em 1962; entre os quais o Cel.PM Celestino Henrique Fernandes, fundador do Destacamento. "No que me toca, gostaria de passar a esse homem os méritos da concretização desse empreendimento da mais alta importância para toda a região". O atual Comandante (interino), é o Major PM Elias Martins Viana e o organizador da comemorações festivas do Cinquentenário do Corpo de Bombeiros, foi o Ten.Cel.PM Carlos Amaral da Silva, ex-comandante da Corporação.

Um comentário:

  1. A lembrança das conquistas do passado é que demonstra a riqueza da cultura do povo prudentino, representada pelo jornalismo de credibilidade, sempre no resgate da, importantíssima, memória de sua história.
    Parabéns jornalista Altino Correia.
    Atenciosamente,
    de um filho da terra, agradecido.
    José Jorge Tannus Júnior - blog jtannus.blogspot.com

    ResponderExcluir