terça-feira, 13 de março de 2012

Trote Solidário da Unesp serviu como teste de conscientização da população visitada


Calouros representados pela Ejest e outras empresas Juniores da FCT/UNESP percorreram diversos bairros da cidade para a coleta de roupas e alimentos. 

 E foram bem acolhidos em todos os locais visitados. Mas a generosidade humana foi demonstrada em sua maior parte pelos moradores mais humildes, que se prontificaram a doar roupas e alimentos não pereciveis destinados a entidades de Assistência Social. 

  •         O teste foi feito pelo 3º ano consecutivo. Considerando que o Trote violento está terminantemente proibido, alunos da Empresa Junior de Estatística (Ejest) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp  - Campus de Presidente Prudente - sairam às ruas adjacentes ao Campus Universitário com o apoio da EjComp, GeoAmbiental e Ópera Krios, envolvendo a participação de calouros de vários cursos para arrecadar roupas e alimentos destinados à enidades assistenciais da cidade. Resultado: coletaram cerca de 300 quilos, o que representa uma média de 10 kg por estudante, total equivalente ao trabalho desenvolvido por três equipes e trinta estudantes que acabam de ingressar na Universidade.


Ao percorrer alguns bairros no período da manhã de Sábado (10 de Março), tivemos a curiosidade de sentir de perto a reação de cada morador visitado pelos Calouros em sua missão humanitária de arrecadar alimentos não perecíveis - de porta em porta - mediante doação das pessoas visitadas. Em princípio, a quadra escolhida para o início da Operação tinha 14 domicílios (7 de cada lado) e por incrível que pareça, apenas dois moradores contribuiram com a Campanha. Mesmo por volta das 10hs da manhã, muitas casas permaneciam fechadas e ninguém atendeu à chamada por interfone ou palmas. Os poucos contribuintes fizeram suas doações expontâneas com um sorriso nos lábios, demonstrando alegria em cooperar com os mais necessitados.

Em contrapartida, muitas residências, protegidas por portões e cercas eletrificadas não deram a mínima para os jovens estudantes envolvidos no Trote Solidário III. Mas de forma adversa, os mais humildes responderam prontamente e houve até um caso interessante: um dos rapazes que veio ao encontro das moças que faziam parte do trabalho de arrecadação de gêneros, procurou dialogar bem à vontade. E segundo ficamos sabendo, ele se dirigiu a uma delas com o máximo respeito; e numa demonstração de amor à primeira vista, pediu a moça em casamento. Outros fatos pitorescos também ocorreram não só na Vila Glória ou Vila Charlote, mas também no tradicional Jardim das Rosas, Morumbi, Colina, Jardim Petrópolis e outros bairros adjacentes.

O trabalho de filantropia desenvolvido pelos novos estudantes merece louvores, pois a maioria deles procede de outras regiões do Estado e até de Estados vizinhos; e acabam por se integrar à nossa comunidade desde os primeiros momentos. Afinal, eles são bem-vindos e terão aqui uma permanência de no mínimo quatro anos ou mais, considerando que além dos 12 cursos gratuitos e de qualidade mantidos pela Unesp existem também inúmeros cursos de Pós-graduação. E para realizar tudo isso são mobilizados mais de 460 servidores e integrantes do Corpo Docente. E na somatória geral cerca de 3.600 alunos no maior Campus Universitário do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário