sábado, 17 de março de 2012

Uma Escola Municipal de Artes comemora 60 anos!

   
D. Jupyra Cunha Marcondes foi a figura mais expressiva das atividades musicais e artísticas do século passado em Presidente Prudente, terra dos Sertões Sorocabanos fundada por seus ancestrais. O pai dela foi responsável pela implantação de inúmeras cidades da alta sorocabana e nova alta paulista.

  • Uma programação especial que começou no dia 9 e vai até o dia 31 de Março, assinala a passagem do 60º Aniversário da Escola Municipal de Artes "Professora Jupyra Cunha Marcondes". O sobrenome Marcondes, diz tudo! D.Jupyra foi uma personalidade marcante da história de Presidente Prudente desde os seus primeiros dias. O pai dela, Dr. Francisco Cunha foi desbravador de Sertões. Atuando como Topógrafo, abriu inúmeras cidades, dentre as quais, Presidente Bernardes e Tupi Paulista. Em Prudente, D.Jupyra era a primeira a ser requisitada em todas as recepções festivas para cuidar do repertório musical a ser apresentado. Nos últimos anos de sua vida era a primeira convidada para a divulgação de Presidente Prudente na TV, como foi o caso do Programa Silvio Santos "Cidade contra cidade" onde competimos contra Poços de Caldas.

Usando o pseudônimo de "João do Mato", Dr. Cunha escrevia as Memórias de um picadeiro na 1a.página de O Imparcial. Com ele trabalhei alguns anos na Redação do Jornal. Certo dia, ele recebeu um convite proveniente da  Câmara Municipal de Tupi Paulista que queria homenageá-lo com o título de "Cidadania", por ser o fundador daquela cidade. Mas Dr.Cunha não deu a mínima, alegando que era muito distante e ele não poderia estar lá na hora da homenagem porque não tinha condução. Foi aí, que me coloquei à sua disposição para levá-lo, prestigiá-lo e trazê-lo de volta. Mas nem assim ele se entusiasmou. Foi nessa hora que D.Jupyra tomou uma atitude corajosa e disse: "Papai, o Sr. vai lá, porque o Altino é de nossa confiança e vai levá-lo com toda segurança. Pode se aprontar e vá receber sua homenagem merecida". Ele foi; e durante toda viagem fez um retrospeto minucioso de sua vida, contando detalhe por detalhe desde os momentos vividos no picadeiro no início do século passado. Ele nem percebeu que o tempo da viagem passou rapidamente. E já estava em Tupi Paulista, onde recebeu as mais expressivas homenagens.

A Programação comemorativa aos 60 anos da Escola Municipal de Artes Profª Jupyra Cunha Marcondes, vem sendo desenvolvida desde o dia 09 de Março, com a Exposição Fotográfica "A memoria da música", no Centro Cultural Matarazzo, que vai até o dia 31. Já houve apresentações de Concertos - Vozes Prudentinas - sob a Regência de Ana Rita Chizzolini, no Teatro Municipal Procópio Ferreira e Catedral de São Sebastião. No Teatro de Arena da Praça 9 de Julho, Concerto com o Coral Renascer,sob a Regênncia de Kátia Calil. Outros Concertos continuam sendo desenvolvidos em vários locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário