domingo, 18 de março de 2012

Uma volta ao passado com a "Maria Fumaça". É o Trem da história envolvido no Turismo Regional

O embarque dos Turistas ocorre na Estação ferroviária de Paraguaçu Paulista, com destino a Sapesal, todos os domingos. A excursão saindo de Pres.Prudente ocorre uma vez por mês.   

 Ferreirinha e Abelardo - Foguista e Maquinista - comandam a viagem de 12 kms de distância. 


No retorno de Sapesal, a alegria e satisfação de ter viajado num Trem puxado pela locomotiva à lenha, que recebeu a denominação carinhosa de "Maria Fumaça" e foi especialmente doada pela família Leuzzi (D.Lina).

  • O Turismo Regional está em franca ascensão. Pela primeira vez, os jovens nisseis Luiz Rogério Yamamoto e Edilson Satoru Yoshida - com vasta experiência no exterior - decidiram montar uma Agência Turística que promove viagens nacionais e internacionais, mas não se esquecendo que o Turismo Regional também deve merecer atenção especial. Por isso, estão realizando todos os meses uma excursão até Paraguaçu Paulista com ônibus fretado (da Andorinha), que sai às 7 hrs da manhã defronte à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Ao chegar lá, todos são recepcionados por funcionários da Estância Turística e embarcam no Trem "Moita Bonita" para uma viagem inesquecível...

 Em meio à viagem de Trem, a locomotiva precisa ser realimentada com lenha até alcançar a pressão necessária para puxar os vagões com passageiros de todas as idades. É uma parada estratégica que envolve várias gerações e que só agora têm a oportunidade de ser mostrada,  realizando um passeio diferente com  o melhor contato com a natureza. Cerca de uma hora depois, o Trem Turístico chega ao antigo Distrito de Sapesal, fundado por Evaristo Soares Monteiro e hoje, um local dos mais visitados devido às suas tradições históricas. O retorno é feito posteriormente no mesmo Trem, até chegar a Paraguaçu Paulista e daí, os turistas são levados de ônibus ao Hotel Fazenda CLIV SOL na zona rural de Iepê/SP, onde almoçam e passam agradáveis momentos em companhia de amigos e familiares.

No último passeio que realizamos à bordo do Trem Turistico "Moita Bonita", o Chefe, Guia e Monitor, juntamente com as auxiliares (Liliam e Angélica) explicaram que a composição ferroviária conta com a mais antiga locomotiva a vapor em operação no Brasil. Fabricada na cidade de Bristol/Inglaterra, no ano de 1879 participou da construção da Estrada de Ferro Sorocabana no trecho final compreendido entre Ourinhos e Presidente Epitácio. Através dessa locomotiva que foi doada à Paraguaçu Paulista, surgiram no século passado lugarejos e inúmeras cidades, inclusive Presidente Prudente.

Segundo relato histórico, por volta de 1916 ao redor da pequena estação da E.F.S. - num lugarejo chamado por tropeiros de Moita Bonita -  foi implantado o núcleo pioneiro com os primeiros loteamentos e traços urbanos, aparecendo mais tarde a cidade de Paraguaçu Paulista. Nessa viagem nostálgica, todos os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco dessa história e da mesma forma, reviver os tempos das velhas locomotivas a vapor. Vale a pena!

A próxima excursão está programada para o dia 1º de Abril, saindo de Presidente Prudente (em ônibus especial), às 7 hs.da manhã com retorno previsto para as 18hs, defronte ao Paço Municipal Florivaldo Leal. Informações mais detalhadas sobre essa e outras viagens turísticas podem ser obtidas através do  Telefone: (18) 3221-5740 ou por e-mail:  fronteiraasia2@hotmail.com  

4 comentários:

  1. Esse resgate é bom demais,Altino. Ah! se outros trechos ferroviários antigos também tivessem o privilégio de conhecer a lendária maria-fumaça. Dá gosto ver essa aí, conservadinha.

    ResponderExcluir
  2. Academia Venceslauense de Letras1 de abril de 2013 às 10:25

    Muitos dos nossos acadêmicos escreveram paginas e mais páginas sobre os encantos que a ferrovia nos proporcionou. Dia 28/04/2013, em comemoração ao Dia do Ferroviário que é no dia 30 estaremos agendando e fazendo esta maravilhosa viagem. Conosco levaremos alguns remanescentes funcionários e pensionistas da saudosa Sorocabana ( Academia Venceslauense de Letras)

    ResponderExcluir
  3. Espero que o nosso trem turistico de prudente a epitacio se realiza o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse, o passeio ainda existe?

    ResponderExcluir