domingo, 29 de abril de 2012

Academia de Letras dá posse a seis novos integrantes

  A solenidade de posse dos novos Acadêmicos realizou-se na noite de 6a. feira (27 de Abril), sendo presidida por Ari Florentino da Silva, com a presença de autoridades e convidados de toda a região. 

        Os seis novos Acadêmicos que acabam de ser empossados e na 2a. foto, os mais antigos integrantes da Academia Venceslauense de Letras - AVL - a única de todo o Oeste Paulista, desde 2008.

  •        Criada em 27 de Outubro de 2007 e implantada em 2008, a Academia Venceslauense de Letras - AVL -  tem como Patrono, o poeta, jornalista e acadêmico Hélio Serejo (de saudosa memória). Surgiu por iniciativa do ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Inocêncio Erbella e conta atualmente com 35 cadeiras. Foi instalada na noite de 7 de Julho de 2008 durante um Jantar de Confraternização realizado na sede do Buffet Christina's, à rua General Osório. Inicialmente eram 10 cadeiras e posteriormente outras 20 e desde então foram ocupadas por importantes personalidades envolvidas nos diversos seguimentos de cultura, literatura, jornalismo, música, teatro e afins. Esse número de cadeiras acaba de ser ampliado e uma das cadeiras que pertenceu ao imortal, Percy Rubens de Mello passou a ser ocupada por Roosevelt Roque dos Santos.

A solenidade de posse dos novos acadêmicos coincide com a determinação governamental de atribuir o nome de "Hélio Serejo" à ponte interestadual que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul - entre Presidente Epitácio e Bataguassu - que foi o precursor de uma Campanha liderada pelo Rotary Clube. O movimento de ampla repercussão em todo o país, consistia na remessa diária de telegramas ao então Presidente JK, reivindicando a urgente construção da ponte sobre o Rio Paraná. Na época, o sistema de travessia do Paranazão  era feito por balsas acionadas por rebocadores, totalmente desprovidas de segurança para os usuários, além da demora e ocorrência de constantes acidentes que causaram inúmeras perdas de vidas humanas. A ponte de 2.550 m. de extensão foi inaugurada em Agosto de 1965 pelo então Presidente Mal. Humberto de Alencar Castello Branco.

Os seis novos acadêmicos (escritores) que tomaram posse são os seguintes: Roosevelt Roque dos Santos; Telma da Costa; Rubens Shirassu Junior; Klaison Gustavo Simeoni; Maria Antonia Soares e Aparecido de Mello. Na ocasião, o acadêmico Paulo Francis atuou como Mestre de Cerimônia; e após a formação da mesa de trabalhos, quem saudou os novos acadêmicos foi o Médico e ex-prefeito de Presidente Venceslau, Dr. Tácito Cortes de Carvalho e Silva, que é  também um dos acadêmicos pioneiros da AVL. Em seguida foi feita a entrega dos títulos (diplomas) e cada acadêmico empossado teve um breve espaço de tempo para se apresentar e discorrer sobre o patrono de sua cadeira. Após a cerimônia pública, houve uma confraternização num restaurante da cidade.

Em seu pronunciamento o Presidente da AVL, acadêmico Ari Florentino da Silva fez uma saudação especial aos novos integrantes da Academia Venceslauense de Letras pelo seu destaque nos mais variados ramos de atividades, na cidade, na região e em outros Estados. Apresentou votos de boas-vindas e lembrou que há 5 anos o acadêmico e ilustre membro da instituição, Inocêncio Erbella acalentava o sonho de Presidente Venceslau ter sua Academia de Letras. Sabíamos dessa intenção e seriamos convidados a participar desse grande desafio. Aceitamos, e depois de galgar todos os trâmites legais a Academia Venceslauense de Letras tem como Patrono, o Jornalista e Escritor Hélio Serejo.

Florentino lembrou que ao longo dos anos fomos evoluindo, servindo inclusive de exemplo a outras cidades que hoje dispõem de entidades congêneres. "Por si só já teria valido a pena. Mas vamos seguir adiante. Comemoramos neste momento, com júbilo, a incorporação de mais 6 ilustres irmãos literários. Quero renovar e externar o meu prazer em servir, poder desenvolver um trabalho em conjunto com tão honrosas pessoas, acima de tudo, amigas. Assim procedendo, penso que bem sirvo ao meu país, meu Estado e o que é mais importante: nossa querida Presidente Venceslau" - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário