segunda-feira, 9 de abril de 2012

A arte sacra perde uma de suas maiores expressões: morreu o Prof. José Bottosso

  No teto da Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente a arte sacra do Prof. Botosso. 

  Artes plásticas que ele aprendeu e ensinou à nova geração, juntamente com obras perpetuadas para sempre nas telas, paredes e tetos de inúmeras igrejas da Diocese de Presidente Prudente e de outras comunidades religiosas.  

  •       Foi uma perda irreparável. Aos 81 anos de idade faleceu em Presidente Prudente na madrugada do último Sábado (07 de Abril), o Prof. José Botosso. Era prudentino e se revelou para as artes plásticas como uma das mais destacadas expressões. Adotou a Arte Sacra como prioridade em sua carreira e ganhou fama depois de ter pintado a Catedral de São Sebastião, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes), a Capela Universitária da Unoeste - Campus II - a Igreja Matriz de Santo Antonio de Lisboa, em Presidente Venceslau e inúmeras outras igrejas do interior de São Paulo e outros Estados. Suas telas também ganharam projeção, ocupando papel de destaque. Sua arte conquistou adeptos com a formação de novos profissionais sob sua orientação. Ao seu lado - para apoiá-lo e prestigiá-lo - outra figura proeminente: a esposa, Profª Maria Aparecida Memari Bottoso, dirigente do Conservatório Musical Maestro Julião, bem como as filhas Rosa Amélia e Ana Maria.

Formado pelo Escola de Belas Artes de São Paulo em 1956, o Prof.José Bottosso lecionou até 1964. No ano seguinte deu inicio às suas atividades profissionais como Artista Plástico. Em 1985 fez sua iniciação na Arte Sacra pintando dois murais do Santuário Nossa Sra. Aparecida, na Vila Marcondes. Em 2000  pintou toda a Igreja, mas nunca deixou de concorrer e participar de novos concursos, visando o desenvolvimeto das artes. Com isso, conquistou medalhas, menção honrosa e outros títulos honorificos. Foram sete anos de trabalhos de arte, até conquistar sua 1ª. medalha de Ouro em 1970 em Presidente Prudente.

Em 1993, o Prof.Bottosso deu início à pintura geral da Catedral de São Sebastião, obra admirada por todos, cuja entrega verificou-se em 1999. Foi um trabalho notável, baseado em temas biblicos, consagrando-o definitivamente como o maior artista sacro da história de Presidente Prudente. Em função desse trabalho passou a ser requisitado para realizar obras do gênero em capelas e igrejas de várias comunidades paroquiais, inclusive de outros Estados. Depois disso, pintou a Igreja Matriz de Santo Antonio de Lisboa em Presidente Venceslau, de 2007 a 2008 e desenvolveu ainda obras similares na Paróquia de São Pedro e capela do Hospital Universitário, atualmente Hospital Regional/HR em Presidente Prudente.



Um comentário:

  1. agora só fica a memoria ... entra tanto gosto de olhar para as pinturas da são pedro que foi mais uma de suas obras

    ResponderExcluir