sexta-feira, 6 de abril de 2012

Diocese de Presidente Prudente cumpre extensa programação alusiva à Semana Santa


A Catedral de São Sebastião realizou celebração especial com a Missa da Unidade, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Cerimoniário: Padre José Altino Brambilla.
   
        Todas as Paróquias da Diocese de Pres.Prudente foram aqui representadas pelos seus  
                             Sacerdotes e Delegações Leigas, provenientes de toda a região.

  • Funcionando como Igreja-Mãe da Diocese, a Catedral de São Sebastião acolheu na 4a.feira da Semana Santa (04/Abril/2012) representações de todas as Paróquias da cidade e região para a celebração especial da Missa da Unidade, com a bênção e entrega dos "Santos Óleos" à todas as Delegações presentes. O ato foi presidido por Dom Benedito Gonçalves dos Santos - Bispo da Diocese - com os trabalhos do Cerimonial confiados ao Padre José Altino Brambilla, titular da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Todos os sacerdotes, bem como o Bispo Emérito Dom José Maria Libório Camino Saracho e Seminaristas participaram daquele importante ato concelebrado como parte integrante da Semana Santa.
A Diocese de Presidente Prudente foi criada por ato do Papa João XXIII em 1960, através da bula "Cum Venerabilis" e implantada definitivamente no dia 02 de Julho do mesmo ano. Portanto, está prestes a completar 52 anos. O primero Bispo nomeado para comandar os destinos da nova Diocese foi Dom José de Aquino Pereira (recém-falecido). O segundo Bispo foi Dom José Gonçalves da Costa, promovido a Arcebispo de Niteroi e de saudosa memória. O terceiro foi Dom Antonio Agostinho Marochi (Bispo Emérito) e o quarto, Dom José Maria (também Emérito). O Bispo atual, nomeado pelo Papa Bento XVI tomou posse em 17 de Agosto de 2008.

O Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Groto de Camargo é de Presidente Prudente, onde nasceu e fez sua iniciação religosa como "Coroinha" de Dom José de Aquino Pereira na Catedral de São Sebastião. Foi Seminarista, Diácono, Presbítero em várias Paróquias, Bispo de Assis e finalmente Arcebispo Metropolita. Dom Benedito Gonçalves dos Santos - que nasceu em Paracatu/MG - e tomou posse como Bispo da Diocese de Presidente Prudente, está empenhado na realização do XX Encontro Nacional do ECC no mês de Julho deste ano, na condição de Assistente Eclesiástico.

A programação da Semana Santa nas Paróquias da Diocese - e também na Catedral de São Sebastião - prossegue cumprindo todo o ritual que a caracteriza, concluindo no Domingo da Páscoa e da Ressurreição. A peça teatral "Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo" está sendo encenada em várias cidades da região. Dentre elas, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, Martinópolis, Teodoro Sampaio e Distrito de Floresta do Sul, zona rural de Presidente Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário