segunda-feira, 30 de abril de 2012

Morre em Pres.Prudente o pioneiro do Ramo Ótico

 




                                                                                                            ----- Massayoshi Miyazaki - conhecido por Tio Nicolau - foi
um pioneiro do ramo de Ótica desde 1940, sendo considerado o
1º Ótico Prático a exercer a profissão em Presidente Prudente. Foto de nosso arquivo com sua esposa e os sobrinhos: Toshio (Edson) e a esposa Atsumi. 
                                                                                     
----------------                                                             ---------------

A história de um Pioneiro do Setor Ótico
  •      Filho de imigrantes japoneses, que nasceu em Cerqueira César/SP em 29 de Setembro de 1922, Massayoshi Miyazaki se estabeleceu em Presidente Prudente numa fase em que predominava a cafeicultura; e o comércio estava restrito apenas e tão somente ao quadrilátero central. O Trem da Sorocabana era o principal meio de transporte para os poucos compradores que se deslocavam de outras cidades até Prudente. Foi neste ponto do Estado que Miyazaki escolheu para morar e trabalhar ao lado de três irmãos e duas irmãs. E assin iniciava sua carreira profissional como 1º Ótico Prático da cidade e região.Viveu num Apart Hotel desde os 18 anos de idade e aprendeu na prática o oficio de Relojoeiro, tendo trabalhado na Relojoaria do Felício Gulim, na Rua Barão do Rio Branco. 

Massayoshi Miyazaki perdeu o pai aos seis anos de idade quando morava em Teçaindá, na zona rural de Martinópolis. Com isso, se tornou companheiro inseparável da mãe, uma mulher destemida, imponente e lutadora. Criou todos seus filhos trabalhando na lavoura desde que veio do Japão. Massayoshi se libertou da atividade rural para se dedicar ao trabalho no comércio. E empolgado com o ramo de Ótica e Relojoaria, acabou se tornando um pioneiro, onde passou a ser chamado de "Tio Nicolau", o último remanescente da 1a.geração dos Miyazaki no Brasil, já que todos eles faleceram. Casou-se em 1947 e fez um curso de Ótica em São Paulo, tornando-se habilitado para o exercício da profissão como Prático.

Relojoaria Suissa foi o 1º.estabeleciomento do ramo que ele montou em Presidente Prudente à Rua Dr.José Foz. Quando eclodiu a 2a.Guerra Mundial ele vendeu a Loja. Aí, chamou os Irmãos José e Luiz que moravam em Martinópolis e trabalhavam com cereais no meio rural. Em sociedade adquiriram em Presidente Prudente a Relojoaria Drimel, transformada em Ótica. Posteriormente, foi desfeita a sociedade e cada um montou seu próprio estabelecimento. José Miyazaki permaneceu na Ótica Drimel; Nicolau (Massayoshi) foi para Santo Anastácio onde implantou a Ótica Miyazaki; e Luiz foi para Dracena onde montou a Relojoaria Miyazaki.  

Massayoshi Miyazaki - Tio Nicolau - transferiu a Ótica Miyazaki em Santo Anastácio para o irmão Luiz; regressou a Presidente Prudente e comprou a Ótica Moderna de José dos Passos, na área central. A Ótica pertence atualmente a uma de suas sobrinhas (filha de José Miyazaki) que era seu irmão mais velho. As demais estão sob controle e orientação de outros membros da tradicional família Miyazaki. E ele que acaba de falecer aos 89 anos de idade, entra para a história como o "1º.Ótico Prático a exercer a profissão em Presidente Prudente", além de Pioneiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário