quarta-feira, 18 de abril de 2012

Museu do Índio comemora 40 anos em Pres.Prudente


Caravanas de estudantes da região - e até de outros Estados - têm visitado o Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ da Unesp, sendo recepcionadas por Leonice Bigoni. 


O Museu criado pela Profª.Drª.Ruth Kunzli está comemorando 40 anos em Pres.Prudente e há mais de 30 anos se promove a Semana do Índio. Neste ano há uma Exposição sob o tema:"O índio no Século XXI".

  • No ano de 1972 por iniciativa da Profª.Drª. Ruth Kunzli - Antropóloga e Arqueóloga - da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI de Presidente Prudente - depois Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (IPEA) e finalmente Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, foi criado o "Museu Etnográfico" que funcionou inicialmente numa antiga residência do Campus da Unesp . Vinte anos depois esse Museu  foi transferido para o local conhecido como "Caixa d'água" onde se mantém até hoje sob a denominação de Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia/CEMAARQ. É nesse ponto do Campus Universitário que se desenvolvem os mais importantes trabalhos de exposição e preservação de imagens e objetos da era primitiva, coletados através de pesquisas nas diversas aldeias da região e do Estado, em território outrora domínado por tribos indígenas.

A Exposição deste ano foi programada para o periodo de 16 a  21 de Abril e é constituída de material dos acervos da Faculdade de Ciências e Tecnologia  e do Centro de Estudos Indígenas "Miguel A.Menendes" do Campus de Araraquara/Unesp. O objetivo da Exposição é mostrar ao público, um pouco da vida indígena em pleno seculo XXI e os problemas que eles enfrentam no contato com a sociedade envolvente. O material apresentado é proveniente do periodo pré-histórico, resultante de pesquisas arqueológicas realizadas na região de Presidente Prudente. 

São artefatos de pesca lascada que datam de 7.000 a 5.000 AP (Antes do Presente); pedra polida e cerâmica de aproximadamente 1.000 AP que mostram o modo de vida das populações indígenas da época, resgatando um passado bastante remoto. No Centro de Museologia também podem ser vistos artefatos confeccionados por índios contemporâneos que mostram, tanto a riqueza do artesanato tradicional indígena, quanto as influências dele sobre o nosso cotidiano. As diversas Instituições, comunidade em geral - principalmente alunos das escolas públicas e particulares - da cidade e região têm livre acesso ao Museu. Basta apenas agendar uma ou mais visitas no horário diurno, chamando através do telefone: (18) - 3229-5841. E-mail para contato:   cemaarq.museu@fct.unesp.br  



Nenhum comentário:

Postar um comentário