quinta-feira, 26 de abril de 2012

Realizado com êxito o VI Seminário Regional de LER/DORT de Presidente Prudente

A abertura do VI Seminário Regional de LER /DORT realizada no Auditório da FCT/UNESP foi prestigiada por inúmeras autoridades locais e da região. O evento enfoca um assunto atual e da mai alta relevância. 


Durante o transcorrer do dia - desde as primeiras horas - o local recebeu centenas de participantes. A programação foi bem elaborada e abordou importantes aspectos da enfermidade que atinge trabalhadores de todas categorias profissionais.

  • O VI Seminário Regional de LER/DORT de Presidente Prudente foi mais um evento aberto ao público, como vem acontecendo em todos os anos. Mais uma vez, as atenções estiveram voltadas para as questões relativas ao diagnóstico, nexo causal, prevenção, notificação, tratamento e reabilitação. Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalho Regional de Presidente Prudente - CEREST - contou com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, DRS-11 e FCT/UNESP. O evento realizado na 4a.feira (25 de Abril), durou o dia inteiro. Trouxe inúmeras palestras e debateu temas os mais relevantes. Dentre os assuntos enfocados, relatos de estudos e pesquisas envolvendo trabalhadores dedicados à cultura canavieira, especialmente os cortadores de cana. 

O trabalho nos Frigorificos e Curtumes da região e seus impactos na saúde dos trabalhadores também foi evidenciado. E não faltou referência aos movimentos sociais, nas palestras, debates e depoimentos relacionados à cada categoria profissional. Médicos especialmente convidados deram testemunhal e esclareceram dúvidas a respeito do assunto que motivou o significativo evento, como: o Dr.José Carlos do Carmo; Drª.Vera Lucia Salerno;Drª.Ecléia Speridião Bravo; Drª. Ana Luiza Pires Batista; Drª.Mara Alice Pires Batista; Drª.Mara Alice Pires Takahashi; Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias e o Mestrando Fernando Mendonça Heck (da FCT/UNESP). 

Como não poderia faltar, também se pronunciaram representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais; como a Assentada, Roseane Costa Mendonça de Melo; o bancário Valdir Donizette Riqueti; o bancário José Carlos Roberto (Café) e o Advogado especialista em Direitos Trabalhistas, Luzimar Barreto França Jr. No Calendário Promocional figuram outros eventos, além deste Seminário Regional de LER/DORT. Em 28 de Abril - Dia Mundial em memória das vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho; 1º de Maio - Dia Mundial do Trabalhador e 02 de Maio: Dia Nacional do combate ao assédio moral nas Relações do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário