segunda-feira, 23 de abril de 2012

TG recebe homenagens na Câmara Municipal

Boa parte dos integrantes do Tiro de Guerra 02-063 de Pres.Prudente esteve presente ao ato solene, realizado na noite de 2a.feira (23 de Abril de 2012).

     O Delegado da 20ª Delegacia do Serviço Militar, o Chefe e o Instrutor do TG bem como a Representante da Policia Militar compareceram à solenidade especial na Câmara Municipal para as homenagens comemorativas ao Dia do Exército Brasileiro. 

  •     A Câmara Municipal de Presidente Prudente - representada por todos os membros da 15a. Legislatura - prestou significativa homenagem ao Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra 02-063 que há 65 anos vem reforçando a cultura cívica e patriótica dos jovens matriculados, formando reservistas aptos ao chamado da  Pátria e colaborando com ações sociais em prol do município. Este foi o teor do requerimento nº 10.700/15 que deu origem à homenagem prestada em sessão especial na noite de 23 de Abril de 2012. Presentes para prestar as honrarias em nome do Legislativo (e de toda a população) doze dos treze vereadores. E os homenageados: 1º.Ten.Antonio Carlos Caseiro (Delegado da 20ª Delegacia do Serviço Militar); Sub-Ten.Alexandre Motta Gabry de Lima (Chefe Instr.do TG-02-063); Sub-Ten.Julio Cassio de Freitas (Instrutor do TG 02-063); a Representante da Polícia Militar, Cap.Silvia Montoani (Cte.da 1ª Cia.do 18º BPM-I) e 50 Atiradores do TG.

O requerimento apresentado na sessão ordinária de 16 de Abril, com aprovação unânime ressalta em seus vários topicos que o Exército Brasileiro, instituição nacional permanente é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável no plano externo, pela defesa do país em operações terrestres e no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constituidos.  Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se par atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira, participação e coordenação de campanhas sociais e garantia da democracia brasileira.

Diz mais que: a data da 1a. Batalha dos Guararapes (19 de Abril de 1648), no contexto das invasões holandesas do Brasil, é tida como aniversário do Exercito Brasileiro - 364 anos - tendo em vista que o inimigo foi combatido pelos defensores das terras de então: brancos, negros e índios. Por fim, nos dias atuais destacam-se: a defesa de áreas estratégicas, particularmente a  Amazônia; a participação em atividades subsidiárias de apoio à população e a projeção de poder, como a participação no cumprimento das missões de paz, particularmente no Haiti.



Um comentário:

  1. Obrigado Sr. Altino pela publicação. Grande abraço dos integrantes do TG 02-063! Brasil!

    ResponderExcluir