domingo, 1 de abril de 2012

Um barco que presta serviços à comunidade, leva o nome do saudoso Te.Cel.PM João Valente

 Este é o Barco (que esteve em manutenção) e leva o nome do saudoso Ten.Cel.PM. João Valente que foi vítima de infarto em 1999.  

                  O Barco Ten.Cel.PM João Valente centraliza suas operações em Panorama e dá
               atendimento a uma extensa região coberta pelas águas do Grande Lago formado pelos
                                                      Rios Paraná, Tietê e Paranapanema.

  • Se estivesse vivo, o Ten.Cel.PM.João Valente teria comemorado em Janeiro de 2012, 64 anos de  nascimento. E no dia 13 de Abril deste ano completaria 42 anos como integrante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mal ele foi vítima de um infarto agudo do miocárdio, que lhe tirou a vida na melhor fase de sua carreira. Hoje, o Ten.Cel.Valente dá nome a uma embarcação fluvial ancorada no Porto de Panorama. Foi uma justa homenagem a um Oficial da PM que teve brilhante atuação, desde seu ingresso na Academia do Barro Branco em SP. Ele que nasceu em Itaporanga/SP tinha formação de nível superior com Licenciatura Plena em Física. Como integrante da PM atuou em Araçatuba, Birigui e Presidente Prudente. Aqui, foi o 1º Oficial a Comandar o Corpo de Bombeiros; atuou ainda como Comandante da 5a.Cia.Florestal e de Mananciais (hoje 3a.Cia), do 18º BPM-I, Chefe do Estado Maior e do CPA-I de Araçatuba e Presidente Prudente.  


Foi durante uma visita que realizamos ao Porto de Panorama, que encontramos em manutenção o Barco que leva o nome do Cel.Valente. Quizemos saber qual a utilidade dessa embarcação. E o Comandante da 3a.Cia.de Policiamento Ambiental, Capitão PM José Luis Cerqueira de Lima nos informou que as operações vem sendo efetuadas com muita eficiência desde Junho de 2008 em toda a área dos grandes mananciais. Além do "Lago Ministro Sérgio Mota - formado pelos Rios Paraná, Tietê e Afluentes também se incorpora o Rio Paranapanema, exigindo constantes atividades da Policia Ambiental. Trata-se de um barco de médio porte - 40 metros de comprimento - com cozinha, banheiro, alojamento, escritório, depósito e cabine de comando.

Normalmente, a embarcação fluvial permanece ancorada no Porto de Panorama, que é sede da Policia Ambiental, mas também em locais estratégicos, sempre que for necessário. Serve de apoio às embarcações menores e no policiamento das águas e dos locais banhados pelos nossos rios, incluindo as ilhas.Em operações dessa natureza, o barco serve de referência para alojamento e alimentação do pessoal em serviço, para higiene pessoal e descanso. Ao ser batizado com o nome do saudoso Ten.Cel.PM.João Valente, o objetivo principal foi o de homenageá-lo, em virtude dos relevantes serviços por ele prestados à Polícia Ambiental - entre Março de 1986 a Agosto de 1991 - quando Comandante da 5a.Cia.de Policiamento Florestal e de Mananciais, atualmente 3a.Cia. sediada em Presidente Prudente/SP.

O nome do Ten.Cel.PM João Valente também foi dado oficialmente à sede do 14º Grupamento de Bombeiros, comemorando atualmente 50 anos de implantação e bons serviços à comunidade local e regional.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário