segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aluno descobre ter deficiência visual; ganha óculos, melhora seu rendimento escolar e vira notícia no "Portal do Governo"


No teste de acuidade visual desenvolvido pelo Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" , o aluno Marcelo Eduardo Oliveira Souza (da EE Prof.Joel Antonio de Lima Genésio) foi apontado como portador de deficiência. Por isso,  recebeu óculos; melhorou o rendimento escolar e virou notícia no "Portal do Governo". (Foto: João Paulo Barbosa).
  • Presidente Prudente é uma das poucas cidades do interior brasileiro a contar com um "Banco de Olhos". É uma Instituição que dignifica a cidade e toda a região, pois presta relevantes serviços e funciona junto à Santa Casa de Presidente Prudente. Conta com o apoio de voluntários, da comuniade - e principalmente - das entidades que se uniram em defesa das pessoas portadoras de deficiência visual.  O Banco de Olhos "Maria Sesti Barbosa" marca presença em todos os momentos, já tendo "zerado" a fila de espera para os transplantes de córneas. Agora se empenha pelo 3º ano consecutivo no Projeto "Saúde visual do Escolar", com o Presidente Irineu Sesti Filho e a Assistente Social, Fátima Rotta visitando no 1º dia da semana a EE Prof.Joel Antonio de Lima Genésio. Trata-se de uma unidade de educação que comemora o fato de um aluno ter descoberto o problema da visão; ganhou óculos e de forma surpreendente apresentou melhora no rendimento escolar. O assunto virou noticia; na página da Secretaria de Estado da Educação, do Governo de São Paulo.

A notícia veiculada na imprensa oficial diz que a triagem feita em unidades de ensino, ajuda a identificar  problemas de visão e indicar tratamento adequado para os estudantes. Foram ouvidos - diz a notícia - a dirigente de ensino de Prudente, Naide Vieira Braga, o coordenador da oficina pedagógica da Diretoria Regional, Frederico Gustavo dos Santos da Silva e o aluno beneficiado, Marcelo Eduardo de Oliveira Souza. Na manhã de 2ª.feira (21 de Maio) form atendidos na Escola 89 alunos, dos quais 13 encaminhados para consultas no Banco de Olhos no dia seguinte. Os testes foram aplicados por 7 alunos do Curso de Medicina da Unoeste, sob orientação da  Profª.Magda Luzia Neves. A Escola dirigida pela Profª.Maria Cecília Ribeiro Martins, atende cerca de 500 alunos, na maioria moradores do Jardim São  Gabiel e adjacências.

A Coordenadora Pedagógica, Eliane Oliveira Vieira afirmou que através do Projeto "Saúde visual do Escolar" é possível descobrir alunos com problemas de visão; e por consequência, com baixo rendimento escolar. Sobre o menino que virou notícia oficial no "Portal do Governo", relatou que "a partir do uso de óculos houve significativa melhora no aprendizado. Elogiou as parcerias do Banco de Olhos da Santa Casa  com a Unoeste, através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária  - que disponibiliza serviços de seus professores e alunos do Curso de Medicina - bem como o Hospital Regional, MPE, o Judiciário, as Secretarias da Saúde e Educação do município e o  Lions Clube Cinquentenário,  representado nesse ato pelo Presidente Leobaldo Calderon Cardoso e os membros: José Antonio Sallas Molina (Dr); Aparecida Drimel Molina e Odilton Ribeiro da Silva".    (Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste).


Nenhum comentário:

Postar um comentário