sábado, 5 de maio de 2012

Estamos sob efeito de uma "Super Lua" !

                                                       
                                          O fenômeno da Super Lua foi visto em nossa região pela  última vez na noite de 29 de Janeiro de 2010, uma sexta-feira.                                                                                            .                                                                    
  Decorridos mais de dois anos, o fenômeno volta a ser visto na maior parte do Planeta. Em Presidente Prudente esta é a imagem mais recente. Foi captada às 20h45 da noite de 05 de Maio de 2012.

  • A Lua é vista de várias formas: pelos namorados, pelos agricultores, poetas, compositores, pelos navegadores e por aqueles que se dedicam à Astronomia. Para cada categoria, qualquer que seja o local, o país ou o continente a Lua exerce papel de influência em suas condições de vida. Mas quando ocorre um "fenômeno", como o que foi visto pela última vez numa noite de 6a.feira (29 para 30 de Janeiro de 2010), os assuntos em torno da Lua tiveram a maior repercussão possível, graças à moderna tecnologia da Informática. Nesta noite de 05 de Maio de 2012 existem algumas diferenças em relação ao último aparecimento da Super Lua em 2010 e outras épocas: está 14% maior e 30% de mais brilho e luminosidade.

Mas a grande plenitude só vai acontecer na madrugada seguinte (06 de Maio/0h34), de acordo com os entendidos. É que um minuto após - ou seja, 0h35 -  a Lua entrará no Perigeu e numa sincronia quase perfeita atingirá sua fase Cheia que é o ponto mais expressivo de sua órbita, estando na maior proximidade com o Planeta Terra. Quem olha para o céu percebe a diferença e verá uma Super Lua, mais brilhane que todas as imagens mostradas anteriormente.  É um espetáculo de rara beleza! Da última vez, o assunto foi dos mais comentados no interior de Minas Gerais, onde na zona rural até os galos se anteciparam, cantando seguidamente a partir da meia noite e por toda a madrugada. 

O termo científico para explicação d fenômeno da Lua no Perigeu - segundo a NASA - consiste em uma Lua Cheia de um lado e o Sol no ponto diametralmente oposto com o Planeta Terra no meio. O que quer dizer: uma Lua maior e mais brilhante que todas que foram observadas detalhadamente. Pelas informações, a Lua começou a ser observada no Rio de Janeiro, às 16h55 e em São Paulo, às 17h13. Em Brasília, às 17h29 e o poente previsto se dará às 05h43 em São Paulo. Esta Lua Cheia no Perigeu está a 356.955 km  distante de nosso Planeta.

O fenômeno acontece todos os anos, mas esta aproximação é a mais importante de todos os tempos; com  a Lua apresentando 30% a mais de luminosidade. E por não haver nebulosidade, o espetáculo se torna mais interessante, podendo ser visto em quase todos os pontos do Brasil e do Exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário