quinta-feira, 31 de maio de 2012

O "Dia do Desafio" movimentou a região inteira !

A movimentação no "Dia do Desafio" foi uma das maiores que se tem notícia até hoje. Especialmente na cidade de  Presidente Venceslau que envolveu boa parte da população, principalmente a juventude.  

  •      O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas, que acontece sempre na última 4a.feira do mês de Maio. É o dia marcado em todos os continentes por atividades em prol da qualidade de vida. A coordenação é da TAFISA (The Association for International Sport for All) para promover competições entre cidades do mundo inteiro, com a principal finalidade de estimular a participação de todos. Estudantes, donas de casa, trabalhadores rurais e urbanos - de todas as idades - e das mais diferentes origens e profissões se uniram e se concentraram nos pontos estratégicos de cada localidade para participar do Dia do Desafio. Uma extensa programação foi cumprida em quase todas as cidades brasileiras e do exterior, incluindo a região de Presidente Prudente.


 Macaé, no Estado do Rio de Janeiro foi a cidade que se confrontou com Presidente Prudente pelo fato de ter população quase idêntica (206 mil habitantes); ao passo que Presidente Venceslau competiu com Santa Bárbara, situada na Guatemala. Aqui, 16 mil alunos da Rede Municipal de Educação tomaram parte no desafio, representando a Secretaria Municipal de Esportes, incluindo as Escolinhas de formação esportiva. E ainda, inúmeras instituições públicas e particulares, cerca de 50 professores e monitores, com 5 mil alunos do Projeto Semepp. A Santa Casa também participou pelo 4º ano consecutivo, com 91 funcionários integrados à CIPA. Acrescente-se o envolvimento do SESC, SENAC, UNESP, TOLEDO, UNOESTE, UNIESP, SEST-SENAT e outras instituições. Destaque para a presença dos Atletas Olimpicos: Claudinei Quirino, André Domingos, Edson Luciano e Vicente Lenilson, homenageando os Atletas Prudentinos.

Em Presidente Venceslau, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Turismo organizou ampla agenda de eventos esportivos e recreativos. E tudo começou logo cedo, sob orientação de professores de Educação  Física e voluntários. A primeira coisa que chamou a atenção de todos, foi a ginástica dos cortadores de cana, ginástica Rádio Taissô, caminhada, corrida e participação do Centro de Convivência com idosos e pessoas portadoras de deficiência. A Sabesp também se incorporou ao movimento em várias cidades onde mantém seus serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos. E também não faltaram nessa manifestação espontânea as escolas e demonstrações do Corpo de Bombeiros e outras entidades.

Visando estimular hábitos saudáveis com enfoque na prática de exercícios físicos, a Sabesp mobilizou cerca de 400 homens (empregados e terceirizados) para desenvolver atividades no Dia do Desafio. Só em Presidente Prudente foram designados 120 servidores que atuam junto à Gerência Distrital. Caminhada, Ginástica Laboral e Alongamento fizeram parte dessa programação especial que foi cumprida nas cidades de sua concessão: Adamantina, Assis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Presidente Epitácio, Tupã, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Regente Feijó e Santo Anastácio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário