quarta-feira, 13 de junho de 2012

Centenário do nascimento de Hélio Serejo, comemorado pela AVL em Presidente Venceslau

Duas charges que caracterizam o grande jornalista e escritor regionalista, Hélio Serejo que nasceu em 1º de Junho de 1912, em Nioaque - Mato Grosso do Sul.    

Hélio Serejo: um nome que se impôs e adquiriu a mais ampla credibilidade como precursor da gigantesca obra ansiosamente esperada por todos os moradores do centro-oeste brasileiro: a ponte que interliga São Paulo a Mato Grosso do Sul, um mérito do grande jornalista e escritor matogrossense radicado em Presidente Venceslau/SP. 


                                                              E aqui, surge diante dos olhos de todos a maravilhosa obra de engenharia brasileira: a ponte ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul que por ato de justiça teve sua denominação oficializada como "Ponte Hélio Serejo"; 47 anos após sua inauguração pelo então Presidente Mal.Humberto de Alencar Castello Branco.  (Foto: Caio Lanziani).

  •     A Academia Venceslauense de Letras teve a feliz iniciativa de reverenciar a memória de um grande brasileiro: Hélio Serejo, matogrossense de Nioaque, onde nasceu no dia 1º de Junho de 1912, na Fazenda São João. Cinco anos depois de seu nascimento, mudou-se para Ponta Porã/MS em companhia dos pais: Francisco Serejo e Ernestina Baptista Serejo e outros seis irmãos. Com 14 anos de idade, trabalhava e escrevia suas primeiras matérias para o Jornal Folha do Povo. Em seguida, encaminhava seus textos intitulados "Paisagem da Fronteira" para outros órgãos na Capital da República, o Rio de Janeiro. Em especial, as Revistas "Boa Nova" e "Vida Doméstica", com excelente aceitação. Era o começo de uma carreira brilhante no Jornalismo brasileiro e nas obras literárias, constituidas por mais de 60 livros. Este é o Perfil de Hélio Serejo, que residiu em Presidente Venceslau desde 1948 até 1º de Março de 2005. Ele faleceu em 8 de Outubro de 2007 em Campo Grande/MS aos 95 anos de idade. 

Casado com D.Henriqueta Barbosa Martins - de tradicional família matogrossense - Hélio Serejo dedicou a maior parte de sua vida a escrever poesias, contos, poemas e reportagens de ampla repercussão. Para produzir suas matérias ele preferia o horário das madrugadas pela tranquilidade e por um motivo muito especial: não tinha sono e por isso, ocupava o tempo escrevendo. Foi o que ele me confessou há mais de 50 anos. Quando alguns membros do Rotary Clube levantaram a questão da travessia do rio Paraná através de balsas ou barcaças e os problemas com acidentes frequentes e perdas de preciosas vidas humanas, houve mobilização geral. Hélio Serejo - detentor de muito prestígio como jornalista e escritor - foi o primeiro nome lembrado para liderar uma campanha pública pela construção de uma ponte interestadual. E assumiu prontamente o papel que lhe cabia: redigir textos através de telegramas a ser enviados todos os dias ao então presidente JK.

O movimento repercutiu não só a nivel regional, mas também estadual e nacional. JK não aguentava mais. Era telegrama e mais telegrama todos os dias! A exigência era uma só: construir uma ponte ligando São Paulo a Mato Grosso sobre o rio Paraná, entre Presidente Epitácio e Porto XV de Novembro em Bataguassu/MS. Chegou um dia em que JK se deslocou para Presidente Epitácio, a fim de anunciar a implantação de uma sonda para prospecção de petróleo através da Petrobras. E a ponte reclamada por milhares de pessoas - através dos telegramas elaborados por Hélio Serejo - figurou como meta prioritária. Uma vitória espetacular do Rotary Clube Internacional pelas suas representações regionais, e o maior troféu atribuido ao Jornalista e Escritor Hélio Serejo. A ele, todos os méritos - inclusive de figurar como denominação oficial da ponte - que acabou sendo conferida à outra figura que nada tinha a ver com a obra.

Em síntese: a história humana e maravilhosa de Hélio Serejo, lembrado em boa hora pela Academia Venceslauense de Letras (que o tem como Patrono) em nome de todos os "Imortais" que dela fazem parte. E as homenagens com toda justiça e por todos os méritos ao Jornalista e Escritor, no seu 1º Centenário de Nascimento! Agenda comemorativa da Semana do Centenário de Hélio Serejo, vai de 15 a 22 de Junho.

  - NOTÍCIA EM TEMPO REAL:  Acompanhe através do Twitter:  http://twitter.com/altinocorreia     


Um comentário:

  1. Meu nome é Luiz Henrique Lima Serejo, nasci 1 junho 1981, achei interessante o conteúdo.

    ResponderExcluir