sábado, 2 de junho de 2012

Lixo Eletrônico recolhido no Parque do Povo em Presidente Prudente vai além de 300 toneladas !



Desde as primeiras horas da manhã, as carretas se posicionaram no Parque do Povo a fim de receber os equipamentos eletroeletrônicos destinados à reciclagem  do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente.

Por volta das 12h40 já haviam sido entregues mais de 70 toneladas de equipamentos; alguns em bom estado e com possibilidade de reaproveitamento. Até mesmo as crianças vieram trazer equipamentos em desuso e receberam cupons para sorteios de brindes, mudas de árvores para plantio e papa-pilhas.

  • Em pouco mais de três anos, a cidade de Presidente Prudente arrecadou mais de 300 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos não utilizáveis. Foi o montante arrecadado em cinco mutirões desde 2009 e que aumenta de ano para ano. O Secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi fez uma rápida avaliação antes mesmo de calcular o que foi arrecadado nesse último final de semana. E concluiu  que a arrecadação do 5º Mutirão do Lixo Eletrônico gira em torno de 80 toneladas em 8 horas de coleta. Anteriormente os mutirões arrecadaram mais de 200 toneladas. Só em 2009 foram duas coletas e as demais nos anos seguintes. A última arrecadação do dia 02 de Junho foi suficiente para lotar quatro Carretas, um Baú e um Truck. 

O evento de 2012 coincide com a "Semana do Meio Ambiente", razão pela qual foram distribuidas mudas de árvores frutíferas e ornamenais; além dos cupons para concorrer a dez bicicletas; um Notebook, um Tablet e um Videogame. Anteriormente - de forma muito sugestiva - foram enviados convites para o evento no Parque do Povo, com uma caracteristica diferenciada: juntamente com o impresso em papel reciclado, foram introduzidas sementes de Rúcula e Agrião. E como complementação do convite, uma recomendação: "Para sua próxima salada, plante-o em terra fértil e regue todos os dias". É hora de plantar essas sementes impregnadas no convite (papel semente) como homenagem ao Planeta.

No local em que se achavam estacionadas as carretas no Parque do Povo, registrou-se a presença aproximada de 5 mil pessoas de toda as idades. O trabalho de arrecadação envolveu  também inúmeros  voluntários. Grande parte foi representada por estudantes universitários. Muitos deles se comprometeram a levar equipamentos de colegas, constituidos por computadores danificados ou em desuso, pilhas usadas e outros componentes. Tudo com o objetivo de participar do Mutirão do Lixo Eletrônico e concorrer a valiosos brindes. Na seleção do material recebido, os equipamentos em bom estado e com possibilidade de reaproveitamento foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente. Os demais equipamentos terão destinação certa e já foram  enviados  para reciclagem na Capital do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário