domingo, 22 de julho de 2012

Expectativa geral: Em menos de 60 dias começa a contagem regressiva para o Centenário da cidade !


                       
 Pres. Prudente observada por dois ângulos !
No coração da cidade, os mais altos Edifícios (até 25 andares) que a classificam como o maior polo de desenvolvimento de todo o Extremo Oeste Paulista, próxima das comemorações dos seus 95 anos de fundação. 
           
Os ipês em sua terceira ou quarta florada do ano são vistos por toda a cidade - incluindo as poucas árvores poupadas - e que embelezam as ruas do quadrilátero central em várias estações do ano.        

  •      A cidade de Presidente Prudente/SP começa a viver um clima de expectativa e euforia ante a aproximação do seu Centenário de Fundação, que vai ocorrer em 14 de Setembro de 2017. Estamos nos aproximando cada vez mais dessa grata efeméride, devendo a contagem regressiva ter ínicio no próximo dia 14 de Setembro. Portanto, a menos de dois meses com  toda certeza. Enquanto isso, surgem os novos candidatos: a Prefeito e Vereadores. Com os novos eleitos em 7 de Outubro, o compromisso e a responsabilidade de elaborar o Roteiro inicial das comemorações do Centenário, desde os primeiros dias do ano de 2017. Nos dias de hoje, Presidente Prudente ocupa posição privilegiada na condição de Cidade Polo de Desenvolvimento. Ocupa o 3º lugar a nível estadual e o 8º em gestão municipal de cultura no Brasil. É a 42ª melhor para fazer carreira profissional entre 5.564 cidades brasileiras. De acordo com o Censo do IBGE de  2010, a população local foi calculada em 207.610 habitantes, excetuando a população flutuante estimada em mais de 30 mil pessoas.  

Embora a data designada para as comemorações festivas em alusão à fundação da cidade, há referências históricas que estabelecem outras datas relacionadas com as primeiras transações imobiliárias e a colonização propriamente dita. É o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - que faz o seu relato nos aspéctos históricos, com a mais antiga notícia: "Por volta de 1.850 consta de escritura, pela qual seu domínio é tranferido por José Antonio Gouvêa à família Alves Lima. Desta última, passa à propriedade de Manuel Pereira Goulart, que explora a região entre 1884 e 1890 e contrata com o Governo Provisório a colonização de 50 alqueires daquelas terras. Em 1917, Francisco de Paula Goulart (filho de Manuel Goulart residente em Assis), dirige-se pela Estrada de Ferro Sorocabana até Indiana, então ponto terminal. E dalí até Veado - que veio a ser Presidente Prudente - a fim de dar prosseguimento à obra colonizadora do pai".

Nos dias atuais, a cidade respira um clima saudável e de muito otimismo com o desenvolvimento em todos os aspectos. É uma cidade moderna e arrojada, transformando-se no maior centro econômico, médico-assistencial, cultural, social e político. A limpeza pública é referencia nacional e internacional, empregando centenas de mulheres, veículos e equipamentos especializados para a coleta do lixo. Servidores municipais se dedicam à conservação, restauração e prestação de serviços em todos os setores urbanos, suburbanos e rurais. O comércio é dos mais sofisticados; a indústria se desenvolve nas mais diferentes modalidades e as ruas e avenidas são as mais movimentadas, com um fluxo de veículos que aumenta consideravelmente. O movimento nos Terminais Rodoviário e Aeroviário também é digno de registro, com embarque e desembarque de milhares de passageiros todos os dias.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o  Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário