sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pela 2ª.vez Presidente Prudente é sede de um Congresso Nacional de Surdos

 O Pastor e Psicólogo Marco Antonio Arriens disse em sua palestra, após a abertura do II Congresso Nacional de Surdos realizado em Presidente Prudente, que só em Porto Alegre e Curitiba existem atualmente 200 mil portadores de deficiência auditiva. 


Os números e as ações surpreendem! Foi o que disse o Pr.Márcio Matias (surdo). Daí, a necessidade de termos mais intérpretes e um estudo bíblico voltado exclusivamente para eles. Um curso de Libras foi criado com o apoio do Rev.Jeremias Bispo dos Santos.

  • Exatamente há dez anos existe em Presidente Prudente o "Ministério Surdos Gerados por Deus", da Casa de Oração para todos os povos (Central), que se preocupa com o agravamento da situação e o aumento crescente de pessoas portadoras de deficiência auditiva. O Ministério é constituido por 7 intérpretes e conta com o apoio de voluntários (cerca de 20 surdos membros) que ministram ensinamentos para outros 40 ou 50 surdos que frequentam estudos bíblicos, cultos e outras atividades. Daí, o desenvolvimento de um Curso de Libras e a iniciativa de formação do Grupo de Teatro e Musicalização, resultando na promoção do Congresso Nacional de Surdos. Em Julho de 2004 - pelo que fomos informados- participaram do evento 400 surdos. Agora, ocorre o II Congresso Nacional de Surdos e o número de participantes é ainda maior, pois reune mais de 2 mil pessoas, a maioria com problemas de surdez.   

A programação elaborada pelos organizadores do Congresso Nacional de Surdos tem a duração de três dias, começando na noite de 20 de Julho e terminando no Domingo, 22 de Julho. Desde a abertura oficial com a presença de autoridades e convidados, abrilhantada pela Banda Musical Regimental do 18º.BPM-I,  houve apresentação do Grupo de Dança em Libras da Casa de Oração, seguida por palestra e mesa redonda sobre a "Postura cristã de um surdo frente aos vícios". No Sábado, mini-palestra pela  manhã com a participação do Sr. Paulo Vieira - Diretor da Confederação Brasileira Desportiva de Surdos - Sylvia Lia e Viavel Brasil. Em seguida, Oficinas, workshopps, debates, mesa redonda e diversas palestras envolvendo personalidades renomadas, especialmente convidadas. O Congresso prosseguiu até o encerramento na noite de Domingo.

Segundo o Pr.Jeremias Bispo dos Santos, no periodo de 23 a 27 de Julho serão desenvolvidas outras importantes atividades na cidade de Presidente Prudente, voltadas ao deficiente auditivo. Um dos objetivos propostos e aprovados pela comunidade diz respeito aos trabalhos de espiritualidade, seguidos pela prática de lazer, esportes e recreação. "Entendemos que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais Básicos) é a única forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical, constitui um sistema de transmissão de ideias e fatos; oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil. Além de transmitir ao surdo o amor de Jesus que invade todo coração, trabalhamos com a liberdade de expressão de pensamento" - enfatizou!  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário