quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pres.Prudente é sede do III Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG

 A Abertura Oficial do III Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG verificou-se no Auditório da FCT/UNESP, com a presença do Prof.Dr.João Carlos Chaves, Chefe do Deptº.de Cartografia e da Profª.Drª.Maria de Lourdes Trindade Galo, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas.   

Engenharia Cartográfica está comemorando 35 anos de implantação na Unesp em Presidente Prudente. O curso de graduação é único no Estado de São Paulo, enquanto o de Pós-graduação - Ciências Cartográficas - comemora 15 anos de existência. O evento é prestigiado por representações do País e do Exterior.

  • Pela terceira vez, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - está sediando o III Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG. O evento ganha projeção nacional e internacional, razão pela qual recebe mais de 300 visitantes. Entre eles, renomados pesquisadores que  representam as mais importantes Faculdades e instituições públicas, como é o caso do INPE e IBGE. No primeiro dia de realização do evento foram desenvolvidos minicursos com a participação de conferencistas da França e Canadá. Nas palestras (que começaram na noite de 4a.feira e terminam na 6a.feira, 27 de Julho de 2012) foram previstas intervenções da Profª.Drª.Maycira Costa, da Universidade Victoria/Canadá; Yan Gao, da Univesidade de Calgary/Canadá e Laurent Polidori, da ESGT/França. 

A atuação dos três conferencistas citados, foi agendada para o período de realização do III Simpósio Brasileiro de Geomática, de 25 a 27 de Julho. O encerramento foi previsto entre 17 e 18h30 do dia 27, com as conclusões das mesas redondas e cerimônia comemorativa aos 35 anos do Curso de Engenharia Cartográfica e 15 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas. Em todos os períodos de realização do evento, foi elaborada uma Programação Especial; com destaque para os minicursos ministrados em várias salas do Bloco relativo ao Discente V. Os visitantes previamente inscritos, tiverm a melhor acolhida possível e foram orientados sobre todos os detalhes que deveriam ser cumpridos durante a realização do Simpósio.

Além dos mnicursos, foram também desenvolvidas Sessões Especiais, Workshopps e Mesas redondas como forma de complementação às demais atividades e palestras que versaram sobre temas os mais diversificados. Como: o Ensino da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Sensoriamento Remoto e as últimas ações verificadas no tocante às pesquisas espaciais. O acompanhamento e a cobertura permanente dos Satélites e as imagens que chegam ou envolvem todas as partes do Planeta. Especialmente da Amazônia e o Pantanal Matogrossense. E não faltando: Mesa Redonda para discutir Ciências Geodeésicas nos Comitês de Geociências da CAPES e CNPq; e as Técnicas Espaciais para o Monitoramento das Deformações da Superfície Terrestre.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário