domingo, 8 de julho de 2012

Realizado o Shokonsai/2012 - Tradição de 92 anos sem chuva !

 Em nome da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipobrasileira de Álvares Machado, os Srs. Alberto Sano e Issei Matsumoto recepcionaram o Consul do Japão, Toshimichi Tanaka (ao centro), para a abertura oficial da 92ª edição do  Shokonsai/2012, a 10 km de Presidente Prudente.  

Por tradição - desde 1920 - este Cemitério Típico Japonês que é unico no hemisfério sul recebeu visitantes que representam os pioneiros da imigração japonesa no Brasil. No encerramento (às 18 hs) foi acesa uma vela em cada túmulo. Há 92 anos nunca choveu nesse dia e os ventos cessam totalmente, antes e durante o acendimento das velas.

  • Tombado ao Patrimônio histórico e cultural pelo CONDEPHAAT existe em Álvares Machado na região de Presidente Prudente o único Cemitério típico japonês do hemisfério sul. É naquele local que todos os anos - desde 1920 - no 2º Domingo do mês de Julho, os descendentes de imigrantes se concentram para homenagear seus entes queridos, considerados pioneiros desde a chegada da primeira leva de imigrantes do "Kasato Maru". O Cemitério tem história e já começam os preparativos para as comemorações do seu Centenário, que se dará no ano 2020. Nesse campo santo foram sepultadas 840 pessoas - incluindo um único brasileiro - identificado apenas pelo nome de Manoel. Ele foi vítima de homicídio nos primeiros anos da década 40, ao tomar a defesa de uma familia japonesa e por isso foi sepultado no mesmo local. Meses depois ocorreu o fechamento do Cemitério por ordens do Governo Federal sob denúncia de estar sendo criado alí, um cancro racial em decorrência da 2ª Guerra Mundial.

Em 2012 para comemorar os 92 anos do Cemitério que conserva nas 840 sepulturas os restos mortais dos primeiros colonizadores, foi cumprida extensa programação; que começou às 7 hs da manhã e terminou às últimas horas da tarde. O ato foi prestigiado pelo Consul do Japão, Toshimichi Tanaka e outras autoridades especialmente convidadas. O Cemitério recebeu visitantes de todos os pontos do país e logo cedo foi aberta a Capela para o culto budista, onde foram reverenciados os nomes de todos os que estão sepultados no Cemitério Típico Japonês. Depois, se desenvolveu a programação festiva envolvendo pronunciamentos de autoridades e convidados especiais, danças típicas, canto, karaokê, Taikô e Almoço de Confraternização no Salão de Festas.

A exemplo dos anos anteriores, dois fatos chamam a atenção de todos. Inexplicavelmente nunca choveu
durante 92 anos no 2º Domingo de Julho - quando se realiza o Shokonsai - e o mais importante: O consul Toshimichi Tanaka marcou sua viagem aérea na véspera da celebração. Embarcou em Congonhas e o Boeing tomou a direção de Presidente Prudente; mas ao se aproximar foi informado pela tripulação que não havia condições de pouso, porque chovia muito e o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente estava fechado para operações aéreas. O avião retornou a São Paulo, e de lá, o Consul e os demais passageiros foram transferidos para um Ônibus que ainda chegou em tempo para a cerimônia de abertura do Shokonsai - Domingo - 08 de Junho de 2012. Com um detalhe: mais uma vez não choveu ! 

No último ato dos 92 anos do Shokonsai foram acesas uma a uma das 840 velas, a fim de homenagear todos os que repousam no Cemitério Típico Japonês de Alvares Machado. Mistério: minutos antes de iniciar o acendimento das velas, os ventos cessaram totalmente. E assim, as velas foram acesas em cada túmulo e alí permaneceram até ser consumidas pelo aquecimento do fogo e o apagar das luzes, naturalmente...

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia   

Um comentário:

  1. Eu estive lá com a "Caravana de São Paulo" e tudo isto é verdadeiro. É algo inesplicável, emocionante e quase um milagre. Todos nós (da caravana)estamos felizes em poder participar deste evento único.
    Os nossos agradecimentos a todos de Álvares Machado.
    ARIGATÔ !!!

    TOMONOKAI de SÃO PAULO.
    Laura Suzuki.

    ResponderExcluir