terça-feira, 3 de julho de 2012

Rotary Clube encerra com reunião festiva, comemorações do Centenário de Hélio Serejo


As homenagens do Rotary Clube de Presidente Venceslau ao seu ex-fundador, jornalista, poeta e escritor regionalista fecharam com "Chave de Ouro" as comemorações do Centenário de Hélio Serejo. Em nome do Clube de Serviço e em nome de todos os seus integrantes falou o ex-Governador Regis Jorge (Distrito 4510).
  
A presença de consagrados escritores - entre os quais Raymundo Farias de Oliveira e José Carlos Daltozo - integrantes da Academia Venceslauense de Letras - AVL - serviu para demonstrar o  prestigio do homenageado. E em nome do saudoso Hélio Serejo falou sua filha, Nahara Tatiana.
                                                                                                                                                                                                                        Na mesa principal, ao lado das autoridades e dos dirigentes do Rotary Clube, a familia do homenageado, representada pelas suas filhas: Helita Barbosa Serejo Fontão e Nahara Tatiana Serejo de Carvalho. Foi um acontecimento marcante na história e na vida cultural de Presidente Venceslau.  


  •       Foi o maior e mais famoso escritor que viveu por mais de meio século em Presidente Venceslau. Seus livros em número superior a 60 deram ampla repercussão à vida e à fama de um homem simples, correto, educado, prestativo e inteligente. Hélio Serejo é um nome inesquecível para todos que o conheceram ou com ele conviveram no decorrer dos tempos do século passado e dos primeiros anos do século atual, quando partiu para outra dimensão em 2007 na cidade de Campo Grande/MS. Foi lá, na Capital do Estado que ele viveu seus últimos momentos. Agora é só saudade!.. Na reunião festiva do Rotary Clube, na noite de 22 de Junho de 2012 o nome do grande jornalista, poeta e escritor regionalista mereceu destaque especial, mesmo porque Hélio Serejo foi um dos fundadores e integrantes do Clube de Serviços, sediado em Presidente Venceslau.


Uma semana antes, ou seja: na abertura das comemorações do Centenário, Helita Barbosa Serejo Fontão se fez presente e traçou o perfil de seu pai  com as seguintes palavras: Hélio Serejo foi um guapo! Lutador incansável na vida! Enfrentou ventos e tempestades - amou seu Estado de Mato Grosso do Sul como poucos - fez de Presidente Venceslau sua segunda terra natal. Foi como denominado pelo Rotary Clube e chamado Marechal da Ponte que une São Paulo a Mato Grosso do  Sul e que através da Lei 12.610  foi denominada "Ponte Hélio Serejo". 

Citando Carlos Drummond de Andrade, Nahara Tatiana disse: "Meu pai não está aqui...Voou para a Casa do Criador, há quase cinco anos...Lá comemora o seu Centenário... Quem sabe em uma roda cabocla, regada a mate e churrasco, ao som de guarânias e polca paraguaia. Quem sabe... Deixou-nos órfãos de seu canto poético, de sua palavra amiga, de seu despreendimento, de sua visão patriótica. Partiu mas... Jamais morrerá. Enquanto um livro seu houver, em bibliotecas, academias de letras, escolas ou lares; enquanto seus poemas forem declamados; enquanto ruas, centros de estudos ostentarem o seu nome, enquanto sua obra literária for objeto de pesquisa para dissertações de pós-graduações/mestrado e teses de doutorado, Hélio Serejo estará vivo!"

A filha primogênita de Hélio Serejo disse mais:  E se nada mais restar... E se o homem ou o tempo apagar as suas marcas... ela, a Ponte estará lá! Majestosa e Imponente, a ostentar o seu nome: Ponte Hélio Serejo! E Presidente Venceslau é parte dessa história! E lembrou que depois de 10 de Abril de 2012 a ponte que interliga São Paulo a Mato Grosso do Sul passou a denominar-se: Ponte Hélio Serejo. Para nosso orgulho e, sobretudo porque se fez justiça. Sem modéstia, afirmo: foi merecida a honraria! E neste momento, divido tal honraria com o Rotary Clube de Presidente Venceslau, que deu a meu pai total suporte e apoio!

NOTÍCIA EM TEMPO REAL- Acesse o Twitter p/se atualizar:  www.twitter.com/altinocorreia     

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário