terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Primavera já se antecipa em plena Estação do Inverno !

   Na Pracinha do meu bairro em Presidente Prudente (São Judas Tadeu), esta árvore totalmente florida é a que mais chama a atenção dos moradores e visitantes. É sua primeira florada fora de época.
  Da Sala Vip do Posto de Abastecimento (AC-3) todos os visitantes se defrontam com esta bela imagem proporcionada pelas plantações ornamentais que lá existem. É o prenúncio da Primavera que já está chegando.

  • O inverno deste ano foi totalmente atípico. Na maior parte do período, tempo frio pela manhã e calor à tarde, chegando mesmo a ultrapassar a marca dos 30 graus centígrados em alguns dias. Durante todo o mês de Julho as precipitações pluviométricas foram minimas: apenas 21,2 mm no dia 07 de Julho de 2012. Em Agosto, não caiu sequer uma gota d'água, pelo menos até o momento em que estamos elaborando esta matéria especialmente para falar da Primavera que vai chegar às 11h49 do dia 22 de Setembro. Portanto, daqui a mais de três semanas. Enquanto isso, é bom apreciar a beleza das flores - que se antecipam à chegada da  Primavera - e estão por toda parte. Lembrando também que os ipês (especialmente o rosado) já estão na 5a. ou 6a.florada do ano, juntamente com as variedades amarela ou branca.    

 Climatologistas dizem que as temperaturas estão acima da média. Nesta semana, durante palestra proferida por um especialista na Unesp, foi declarado que o clima atual está desajustado; mas deverá se agravar ainda mais no decorrer dos próximos vinte anos, com trágicas consequências para a comunidade. As temperaturas estão acima da média em pleno inverno, constituindo importante contribuição para a floração antecipada das plantas. O calor se intensifica porque há um grande bloqueio de massa de ar quente, impedindo o avanço das frentes frias.  A energia é um dos fatores do plano de desenvolvimento das plantas e a temperatura provoca reações para ativar sua fisiologia, isto é, a seiva. E aí começa a fase da floração ou brotação das flores.

As últimas temperaturas registradas na região de Presidente Prudente se  aproximam dos 31 graus centígrados. Em algumas madrugadas houve ligeiro declinio, mas à medida que o Sol aparecia os termômetros registravam temperaturas ascendentes com o pico entre 27 a 30 graus em alguns pontos da região. A velocidade dos ventos também sofreu variações entre 5 a 23 km/h e a umidade relativa do ar teve queda acentuada em vários dias, com mínimas de 24 a 26%, passando do estado de atenção para  estado de alerta. É um Agosto extremamente quente e acima dos padrões esperados - diz um Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia/INMET.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário