sábado, 22 de setembro de 2012

Chega a Primavera;e com ela as belas floradas por toda a cidade

   A florada dos ipês branco e amarelo (de curta duração) está retornando em vários pontos da cidade.

     Os ipês rosa também voltaram a florir pela 7a. ou 8a. vez neste ano. E podem ser vistos não só em Pres.Prudente, mas em toda a região e por todo o Brasil. É o início da Primavera, a estação das flores.
   
Depois de percorrer a cidade, qualquer pessoa pode ver e admirar a beleza de mais esta florada que se estende por toda parte, especialmente nos bairros de maior concentração populacional.

  •    Desde às 11h49 do dia 22 de Setembro estamos vivendo a Primavera, a estação das flores. Neste ano, as condições climáticas do Inverno - que antecedeu a Primavera - apresentou características completamente diferenciadas dos períodos anteriores, com  altas temperaturas durante o dia, atribuídas ao fenômeno "El Niña". Concluindo: ficou evidenciado que foi o Inverno mais quente dos últimos tempos, com aspectos típicos do Verão (devido ao aquecimento e elevadas  temperaturas) e do Outono, com a queda volumosa de folhagens em todos os pontos da região. Agora com a chegada das chuvas e da Primavera o aspecto é outro: as flores começaram a desabrochar antes do tempo, depois de  ter passado por um período extremamente seco, com variação de temperaturas (quente durante a tarde e fria a partir da madrugada) e baixa umidade relativa do ar. Foi uma prolongada estiagem que durou mais de 70 dias. Com todos esses percalços aí está o resultado: floradas simultâneas dos ipês: branco, amarelo e rosa por toda parte.

Com o inicio da Primavera marcado no hemisfério sul pelo Equinócio de Setembro, o que se espera daqui para a frente é que o calor não seja tão elevado quanto o que ocorreu em Agosto e durante os primeiros 20 dias de Setembro. Embora haja tendência de regularização das chuvas conforme previsão dos Institutos Meteorológicos. O que se sabe é que as temperaturas nesse período do ano ficam sempre acima da média, com ondas de calor muito fortes nos meses de Outubro e Novembro. Historicamente - e é bom que todos saibam - Outubro é o mês mais quente do ano! Mas a Climatologia se antecipa, informando que há sinais de regularidade nas chuvas da Primavera, enquanto o fenômeno El Ninho (que está de volta) prenuncia que esta Estação pode ter temperaturas acima da média, com variação de pelo menos um grau.  

Já estamos na estação das flores, que só vai terminar no dia 21 de Dezembro. Mas daqui a menos de um mês (21 de Outubro), entra em vigor o horário brasileiro de Verão. Quanto à nova estação que está começando existe muito otimismo! Mesmo porque é o período mais florido do ano, o que representa motivo de inspiração para muita gente. Nesta fase é comum as pessoas dedicarem atenção especial aos jardins e cultivo de flores naturais. Em especial, as Orquídeas e Rosas, que em muitas cidades, incluindo Presidente Prudente realizam todos os anos seus Festivais para exposição e venda direta aos interessados. Nas vias públicas e jardins é a Prefeitura que promove a plantação constante de novas mudas de ipês branco, rosa e amarelo.E têm a participação das escolas, entidades sociais e outras instituições. O plantio simbólico ocorre com maior frequência no início da Primavera.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar,acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário