sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Começa a contagem regressiva do Centenário de Pres.Prudente


    Vistas aéreas da cidade de Presidente Prudente/SP pela manhã e ao anoitecer com Lua Cheia (todos os meses).
 
   
No mês de Agosto foram duas Luas Cheias, dias: 02 e 31. Em 2012, teremos treze Luas Cheias.
Visão geral do amanhecer no centro da cidade que é considerada "Polo de desenvolvimento regional", com a primeira movimentação do dia na área central do "Calçadão da Maffei", totalmente revitalizado.

   14 de Setembro - dia dedicado à Santa Cruz - é a data mais importante no calendário anual de Presidente Prudente, comemorando em 2012 seus 95 anos de fundação. Começa aqui, a  contagem regressiva para a grande festa do Centenário da cidade, em 2017.   

  • Presidente Prudente é uma cidade que tem história: foi fundada em 14 de Setembro de 1.917 por dois grandes desbravadores: Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes. No decorrer dos últimos 95 anos manteve sua condição de liderança regional, alcançando hoje - segundo estimativas do IBGE - mais de 210 mil habitantes. Está entre os maiores centros demográficos do interior do país, ocupando a 42ª posição de melhor cidade brasileira (entre 5.564 localidades) para se fazer carreira profissional. Ocupa o 3º lugar na classificação de melhor gestão municipal de cultura e 8º lugar no Brasil. O Índice de Educação Básica - IDEB-  é representado por 5,4 pontos, o equivalente a 0,7 acima da média nacional que é de 4,7 no mapeamento do MEC - Ministerio da Educação - do Governo Federal. As últimas gestões administrativas foram muito produtivas, tendo conquistado o maior volume de recursos e obras públicas para beneficiar toda a comunidade. 

O setor imobiliário e os investimentos recebidos pela cidade de Presidente Prudente foram bastante significativos. Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Engº Laércio Alcântara foram aprovados cerca de 500 mil m2 na área de edificações comerciais, residenciais e industriais. Com esse elevado índice de construções, aumentaram consideravelmente as ofertas de serviços e mão de obra especializada por trabalhadores da construção civil. Em consequêcia dessa atividade, surgiram inúmeros condomínios residenciais no decorrer dos últimos tempos. Simultaneamente, com o apoio governamental tornou-se possível a realização de obras públicas e reformas das Unidades Básicas de Saúde, Educação, Assistência Social, Esportes, Creches, Prédios públicos e Sistema viário, com altos investimentos. 

Dotada de grandes Faculdades desde a década de 50, Presidente Prudente se transformou no maior centro regional de cultura, pesquisa e desenvolvimento. As Instituições Toledo de Ensino, Unesp, Unoeste, Uniesp, Fatec e os novos campus representados por Faculdades e Universidades. Dentre as quais, a Metodista, Cesumar e outras. Além disso, cursos e cursinhos mantidos por Colégios e escolas públicas ou  particulares - juntamente com a rede pública estadual e municipal - o SENAC, SESC, SESI. SEST/SENAT dão a somatória calculada em mais de 50 mil estudantes. Boa parte, procedente de cidades vizinhas e até de outros Estados.

A rede hoteleira de Presidente Prudente é das mais completas, recebendo novos empreendimentos para proporcionar a melhor acolhida e hospitalidade, destacando-se o Aruá Hotel, Hotel Portal D'Oeste, Brasão Pálace Hotel, JR, Personal, Hotel Buchalla, Grande Hotel, Hawai, Chantilly, Huesca,Muquiutti, Hotel Rota do Pantanal, Hotel Nações, JHS, Central Park e mais recentemente Gralha Azul e Ibis. Enquanto isso, chegam diariamente ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente - que é um dos mais movimentados do interior paulista - centenas de visitantes. Os voos são diários para São Paulo e outras capitais (mediante conexão) com Guarulhos, Congonhas e Viracopos/Campinas. 

Os setores de saúde e transportes também são altamente expressivos em Presidente Prudente com  grandes empresas em operações interestaduais; entre elas a Viação Motta e a Empresa de Transportes Andorinha. Na área de Saúde, as maiores Clínicas, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Especializados como: a Santa Casa com o Instituto do Coração e o Hospital Regional do  Câncer (em fase de implantação), o Hospital Regional, Hospital Estadual, Hospital Iamada, tendo como fundador, o Dr.Sizuvo Iamada; o Hospital Nossa Senhora.das Graças; Hospital e Maternidade São Luiz; Hospital Morumbi; Orotocárdio; Instituto do Coração;  Hospitais Psiquiátricos Bezerra de Menezes, Allan Kardec e Sanatório São João.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário