terça-feira, 18 de setembro de 2012

Novo lançamento editorial: Presidente Prudente: Uma cidade, muitas histórias !

   
No Centro Cultural Matarazzo, o lançamento de um novo livro: Presidente Prudente: uma cidade, muitas histórias. Escritores, Organizadores e Colaboradores são inúmeros. Aqui presentes neste resgate histórico.
                                                                       
   
O livro marca o início dos preparativos para a comemoração do Centenário de Pres.Prudente em 2017 e teve a participação de docentes e estudantes da Unesp, Unoeste, Toledo, Uniesp e outras Faculdades.  

  • O ato de lançamento editorial desse novo Livro que contém 232 páginas, teve como palco o Centro Cultural Matarazzo e foi realizado na noite de 17 de Setembro de 2012, uma 2ª.feira. A obra foi editada pela Gráfica Cipola, tendo como autores e organizadores, os Profs: Ricardo Pires de Paula, Érica de Campos Vicentini da Luz, Lorayne Garcia Ueocka e Thiago Granja Belieiro. É o próprio autor, Ricardo Pires de Paula (da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp) que diz: "PRESIDENTE PRUDENTE: UMA CIDADE, MUITAS HISTÓRIAS" é um livro que, partindo de referências teóricos diversos e de múltiplas abordagens, busca construir um panorama da trajetória quase centenária da cidade de Presidente Prudente. A organização dos capítulos não seguiu uma ordem cronológica e sim uma ordem temática, cujos autores dedicaram atenção a assuntos em várias temporalidades".

Em nome dos organizadores e colaboradores, o Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP explica em relação ao livro (que é o 1º a ser lançado sem custo algum para os adquirentes), uma razão: obteve excelente apoio de empresas patrocinadoras. Com isso, os primeiros beneficiados após o lançamento oficial serão as Escolas e Bibliotecas. Agradecimentos às autoridades, colaboradores, Bibliotecárias, amigos, familiares, alunos e a comunidade geral. Uma homenagem especial aos historiadores, ao Museu Histórico Municipal, ao Prof.Diores Santos Abreu; à Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e ao Artista Josué Pantaleão (que produziu a capa "Reflexões"). Os capítulos foram construídos acompanhando as discussões historiográficas a respeito do uso de fontes; assim como de referênciais  teóricos pertinentes sem abrir mão de uma escrita que busca atingir um público não especializado. "Visamos proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre temáticas relacionadas à história de Presidente Prudente e instigar novas investigações a respeito de assuntos pouco estudados pela bibliografia referente à nossa cidade" - finaliza o Prof. Ricardo.

O lançamento do livro foi prestigiado por grande número de Professores que representaram suas  Faculdades, Escolas públicas e particulares, Clubes de serviços e outras Instituições. Dentre os quais, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP; a Profª.Alba Arana, representando  a Unoeste; as Professoras: Marta e Maria Antônia, representando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau; o Dr. Dalton de Almeida Campos, representando o Rotary Clube de Presidente Prudente, o publicitário Raul Audi, a Câmara Municipal e outras entidades constituídas. Entre os convidados presentes, as Professoras pioneiras: Esmeralda e Ruth Campos Santos.

No livro, enfoque especial para acontecimentos de maior expressão verificados no início do século passado. Tudo começa com o pioneirismo descrito pelo Prof. Diores; O bacharelismo na política brasileira com Prudente de Moraes, no poder; a segurança pública em Presidente Prudente; As relações de gênero na política e o pioneirismo no exercicio profissional da medicina: Jerônymo Lucas de Almeida Monteiro Lopes, um médico de origem negra. E mais: Escolas Reunidas, o 1º Grupo Escolar aqui implantado entre 1925/1938 e a EE Adolpho Arruda Mello - o ocaso de uma referência. Outros destaques para a fundação do Colégio Cristo Rei, 1º educandário particular; A presença feminina na imprensa (1929); A criação do Conservatório Municipal, Dramático e Musical; Tempos e espaços da sociabilidade juvenil (nas décadas de 50 a 70); Os anos dourados do Rádio, cinema e TV.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário