sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Presidente Prudente comemora com desfile os 190 anos da Independência brasileira


   

    Atiradores do TG 02-063 de Presidente Prudente abrem o Desfile comemorativo aos 190 anos da Independência Brasileira, juntamente com uma representação da Marinha do Brasil, sediada em Presidente Epitácio/SP. 

No desfile proporcionado pela Polícia Militar, a apresentação de dois pelotões do 18º Batalhão da Policia Militar (Comando de Políciamento do Interior) com a tropa armada e o canil com seus respectivos instrutores.

E não poderia faltar - diante do Palanque - uma demonstração prática dos Atiradores do TG 02-063 de Presidente Prudetne/SP.   (Imagens exclusivas do Repórter Fotográfico João Laércio dos Santos).

  • A Independência do Brasil alcançou a marca preciosa dos 190 anos, desde que foi proclamada oficialmente por D.Pedro I no dia 07 de Setembro de 1822 às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo. Desde então, o Brasil deixou de ser uma Colônia de Portugal. Uma das primeiras medidas foi organizar a Marinha de Guerra; convocar  uma Assembléia Constituinte e determinar o retorno imediato a Portugal de todas as tropas portuguesas. Portugal reconheceu a independência, mas exigiu uma alta indenização: 2 milhões de libras esterlinas. Embora o grito de "Independência ou Morte" tenha ocorrido no dia 07 de Setembro, D.Pedro só  foi coroado Imperador do Brasil  em Dezembro de 1822. Portugueses que se mostravam revoltados com o ato de Independência promoveram movimentos reacionários no nordeste brasileiro; com manifestações contrárias a D.Pedro I, que foram reprimidas por tropas imperiais.

O Desfile cívico-militar que marcou o encerramento da Semana da Pátria em Presidente Prudente, contou com a presença de autoridades e convidados. Participaram: o Tiro de Guerra 02-063 sob o comando e direção do Subtenente Alexandre Motta G.de Lima; a Marinha de Guerra representada por  uma delegação de Presidente Epitácio; a Polícia Militar com sua Oficialidade, tropas e componentes do Canil e da Banda Musical Regimental do 18º Batalhão; Grupos de Escoteiros Guayporé e Monte Carmelo; uma representação da Ordem Demolay (da Loja Maçônica) e Banda Marcial do Colégio Cristo  Rei. 

Encerradas as comemorações da Semana da Independência Brasileira, o cerimonial da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente começa a se preparar para outras festiviidades dentro de uma semana, É que o municipio estará comemorando seus 95 anos de fundação. Será no dia 14 de Setembro, data que marca o início da contagem regressiva para a Grande Festa do Centenário, em 1917. Um desfile cívico será a grande atração para o público que comparecer dia 14 de Setembro na área central da cidade. A festa será de todos e espera contar com a presença da maioria da população, hoje representada por mais de 210 mil habitantes!  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário