quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto Guri: inúmeros polos regionais e uma trajetória de sucesso em toda a região !


Projeto Guri - Polo Regional de Presidente Prudente - abrilhantou importante evento cultural e científico no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp na noite de 25  de Setembro de 2012.

   Crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade fazem parte desse grupo musical que se projeta cada vez mais no cenário cultural e artistico da região de Presidente Prudente. É um espetáculo digno de ser ouvido ou assistido pessoalmente.
  •       Inúmeras cidades do Estado de São Paulo foram contempladas com o Projeto Guri, dando às crianças a partir dos 6 anos de idade a oportunidade de ingressar num curso inteiramente gratis, que lhes vai assegurar o início de uma carreira profissional da mais alta qualificação.  O número de vagas é relativamente grande. Mas todas elas são rapidamente preenchidas, principalmente nos maiores centros populacionais. Como é o caso de Presidente Prudente - que tem seu Polo Regional há alguns anos - com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Governo do Estado. Neste ano foram abertas mais de 500 vagas para os cursos ministrados no Centro Cultural Matarazzo, frequentados também por jovens até 18 anos de idade.

Os integrantes do Projeto têm à sua disposição cursos de iniciação musical, fundamentos da música, canto coral, (madeiras, metal, percusssão), bateria, violino, viola, violão, flauta, violoncelo, contrabaixo e acordeon. O objetivo é levar Educação Musical e promover a prática coletiva da música. O Projeto Guri possibilita o aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. O trabalho abrange diversas linhas musicais - desde canções populares e músicas folclóricas - até composições clássicas ou eruditas.

No final do ano passado foram constituídos os Polos Regionais do Pontal do Paranapanema e outras regiões do Estado de São Paulo. Antes esses Polos se concentravam em Presidnete Prudente e Presidente Venceslau. Mas se ramificaram por inúmeras cidades (médias ou pequenas) e ganharam maior projeção. Onde vai o Projeto Guri, é sinal de festa e muita alegria envolvendo pessoas de todas as idades. O repertório e a execução de páginas conhecidas da música brasileira ou de outras orígens, sempre despertam interesse; e provocam manifestações de louvores e aplausos do público presente. Como aconteceu nessa última apresentação no Auditório da Unesp em Presidente Prudente.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário