terça-feira, 25 de setembro de 2012

Uma pergunta que fica no ar: o que foi feito pelas nascentes ?

     Esta é uma propriedade situada na área urbana, mais propriamente no fundo de vale da Vila Geni (R.Coronel Albino), cujo dono não se sabe a quem atribuir: à Prefeitura ou alguma empresa particular ?

   
    O problema que preocupa diz respeito à proteção das nascentes, que nos últimos anos nada foi feito. Cercar as nascentes é medida simples, mas indispensável. Com o gado pisoteando o solo, a conservação se  torna mais difícil. Vejam o que está acontecendo! E onde estão os ambientalistas? 

  • Na campanha eleitoral de quatro anos atrás o problema das nascentes foi apresentado, discutido e proclamado como uma das prioridades dos administradores municipais. Tudo em razão das obras de recuperação de fundos de vales, onde se constatou que dezenas de nascentes desapareceram misteriosamente por um único motivo: foram soterradas!  Entretanto, as poucas nascentes que restaram não tiveram no decorrer desse período qualquer medida protecionista. Resultado: é fácil verificar que uma delas - situada no fundo de vale da Vila Gení/Jd.Eldorado/São Judas Tadeu - está à mostra e sujeita à destruição. Essa nascente resistiu à última estiagem por mais de 70 dias, sem apresentar problemas. Até pelo contrário: começou a acumular águas paradas, dando ao mesmo tempo a ideia de que está se transformando numa Lagoa, embora pisoteada por animais. 

Buscando subsídios para a elaboração desta matéria, encontramos na Internet algumas recomendações: Medidas simples podem evitar grandes problemas: cercar as nascentes é uma delas. "É preciso evitar que o gado passe por sobre as nascentes, pois o vai e vem dos animais compacta o solo dificultando a penetração das águas das chuvas..." A quem compete tomar medidas de forma acauteladora? O proprietário do imóvel urbano (ora transformado em propriedade rural), ou a Prefeitura, caso essa área faça parte de seu patrimônio. Ou se trata de Área de Preservação Permanente - APP - no caso em  referência? Talvez o Ministério Público Estadual ou Federal possa interferir no assunto e exigir providências visando preservar esta e outras nascentes. Que por sinal, ainda existem em torno de algumas galerias pluviais na enorme extensão de fundos de vales por todos os bairros.

A verdade é uma só: precisamos cuidar melhor do nosso patrimônio, zelando pela conservação ou preservação. As áreas públicas ainda existentes precisam ser melhor cuidadas. No exercício da Cidadania, qualquer pessoa pode exigir ação e providências enquanto é  tempo... Fizemos  nossa parte. O restante fica por conta das autoridades que zelam pela defesa e bem-estar da população de Presidente Prudente, representada atualmente por 210 mil habitantes e que vão escolher novos gestores para os próximos quatro anos, preparando assim a festa por todos esperada com a maior expectativa: o Centenário da cidade! 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário