sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Chuvas na região de Pres.Prudente totalizam 987 milímetros

  
O Prof.Dr.José  Tadeu Tomaselli é o Meteorologista responsável pelo monitoramento diário do  Radar Unesp na região de Presidente Prudente. Além do rastreamento é feito o levantamento diário da questão ambiental: temperaturas, ventos, umidade do ar, UV e precipitações pluviométricas.



Esta é a área de rastreamento do Radar Unesp/Presidente Prudente e Bauru.
Os dados captados são divulgados pela Internet  a todo instante para o Brasil e o mundo.
As chuvas  verificadas na região até Setembro, totalizam 987 milímetros.

  • As chuvas caídas na região de Presidente Prudente no decorrer deste ano trouxeram algumas surpresas: até Junho foram consideradas regulares - e bem distribuídas - atingindo 234 milimetros, somente nesse mês. Mas em Julho, as únicas precipitações ocorridas totalizaram 21.2 mm (no dia 21); ao passo que no mês de Agosto, as chuvas deixaram a marca Zero nos pluviômetros. Já no mês de Setembro, as precipitações foram melhor distribuídas (com 84 mm no dia 23) e no total mensal, 101 mm. A informação partiu do Meteorologista José Tadeu Tomaselli, que responde pela Estação Meteorológica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Com essa somatória, temos até os primeiros dias de Outubro, o total acumulado de 987 milímetros.  

O Meteorologista é de opinião que desde 1971 até agora, o mês de Agosto sempre foi atípico. Isto é, chove o mínimo; e as vezes, nem chove, alcanando a media geral de 43 milimetros. Nos últimos três ou quatro anos, as chuvas de Agosto estiveram bem próxima a Zero. Por sua vez, os anos menos chuvosos foram: 1985, com um indice de precipitações da ordem de 842 milimetros e em 1991, 938 milimetros. As causas da estiagem são atribuidas a alguns fenômenos atmosféricos; entre os quais o El Niño. Na questão referente à vegetação e biodiversidade: um pé de árvore muda tudo...

Falando a uma plateia constituída por estudantes de graduação e pós-graduação, Tomaselli disse que em parte a região de Presidente Prudente vive sob dependência do clima da Amazônia e de um Aquifero maior que o "Bauru". Acrescentou que algumas questões ambientais têm mostrado resultados muito interessantes; a Amazônia é outra historia! A grande questão do mundo é a água; e o Brasil tem 23% da água existente no Planeta. "A consciência de patriotismo tem que ser reconhecida; e infelizmente, quem tem mais dinheiro põe as cartas na mesa" - finalizou.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Acesse o Twitter para se atualizar:  www.twitter.com/altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário