sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Climatologista admite muita chuva e calor de Novº a Fevº


Segundo o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, está começando uma nova temporada de chuva e calor, que vai de Novembro a Fevereiro de 2013. A apreensão aumenta, porque nos meses de Janeiro e Fevereiro as chuvas são mais intensas com temperaturas mais elevadas.                                                                                                                                                                          
                                                                                                  
                                                                                                                A temperatura mais alta deste ano em Presidente Prudente verificou-se no dia 29 de Outubro, quando a Estação Meteorológica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp registrou 38.8ºC. A emissão exagerada de Carbono é motivo de preocupação em todo o Planeta. 


  • Os primeiros dez meses do ano de 2012 registraram precipitações pluviométricas da ordem de 1.073.6 mm, o equivalente a uma média mensal de pouco mais de 107 mm entre Janeiro e Outubro. Daqui para a frente espera-se maior intensidade nas precipitações, culminando com o maior índice no período de Janeiro a Fevereiro, que tradicionalmente são meses quentes e chuvosos. Esta é a opinião do Climatologista da Unesp, Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli. Pelas informações que ele nos concedeu, nos últimos dez meses as chuvas cairam com maior intensidade durante os meses de Janeiro, Abril, Junho e Setembro, sendo: 13 dias em Janeiro; 11 dias em Abril e Junho e  10 dias em Fevereiro. No total 77 dias chuvosos. Sem chuva (0 mm) em Agosto e maior intensidade no mês de Junho de 2012, com 233.6 mm. A temperatura mais alta ocorreu em 29 de Outubro, com  o registro oficial de 38.8ºC.

Agora que a situação se torna melhor esclarecida, surge o problema dos elevados índices de radiação de Ultra Violeta, que alcançou  nos últimos dias pontuação extrema de 13/13. Tudo em função da posição  geográfica da região de Presidente Prudente. E enquanto se eleva o teor de UV, baixam os indices de  Umidade relativa do ar, que inclusive chegou a alcançar niveis extremos.   E já chegaram a ser classificados como: "Estado de Atenção", "Estado de Alerta" e até "Estado de Emergência" com indices baixissimos, variando entre 12 a 30%. São informações oficiais divulgadas diariamente pelos Institutos de Meteorologia: IPMET/CPTEC/RADAR UNESP e outros.

Acompanhamos com toda atenção uma das palestras proferidas pelo Supervisor da Estação Meteorológica da FCT/UNESP, José Tadeu Garcia Tommaseli sobre vegetação, biodiversidade, carbono e  alguns efeitos da poluição ambiental. É ele quem diz: "O carbono está aumentando. É o grande poder econômico que produz Silício e Metais pesados como Cortina de fumaça para grandes negócios". E acrescenta: Estão jogando carbono na atmosfera! Os gases de estufa (CO2) estão aumentando; e quem é o responsável pelas emissões, desmatamento e as queimadas da Amazônia?  

Em sua exposição, o Climatologista exibe na tela uma Última Informação. Montanhas - Perdas de gelo (regiões tropicais e temperadas);  prejuizos na irrigação  e perda de água potável afetariam de 20 a 25% da população humana nessas áreas.  Nordeste brasileiro - Tendências atuais de emissão de CO2 aumento de 10% na aridez durante a estação mais seca. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL-Para se atualizar,acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Um comentário:

  1. Caro Reporter.

    Preciso por favor do email do Professor Tommaselli. Estamos com problemas graves com o clima em nossa região e precisamos ver a possibilidade de um um estudo e um parecer de um especialista na area.

    Att.

    João.

    ResponderExcluir