domingo, 27 de janeiro de 2013

Universitários e Coordenadoras da Unesp envolvidos no Projeto Rondon no Baixo São Francisco


    A Profª. Drª. Claudemira Azevedo Ito
juntamente com a  Profª. Drª. Olga Cristina
 de Mello Malheiro, da Faculdade de  Ciências
  e  Tecnologia  da  UNESP - Campus de
 Presidente Prudente - são as 
Coordenadoras do Grupo de estudantes.
  






    Com o apoio  do Ministério da Defesa, 28º Batalhão de Caçadores do  Exército/Aracaju  e Prefeitura Municipal, o Grupo  de  oito  Universitários  da região de  Presidente Prudente  vem  realizando  excelente trabalho no Baixo São Francisco.

O Grupo de Universitários juntamente com as Coordenadoras (Claudemira e Olga) marca presença no semi-árido nordestino, percorrendo inúmeras propriedades rurais em pontos distantes de Propriá (20 km). O 28º B.C. é responsável pela Coordenação Geral do Projeto Rondon em 20 municípios da área regional.

Mais uma vez, a região de Presidente Prudente se faz representar no Projeto Rondon envolvendo oito estudantes de Geografia e Engenharia Ambiental e duas Coordenadoras, responsáveis pelos Departamentos de Geografia e Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente. O trabalho desse grupo se desenvolve no interior do Nordeste, mais propriamente em Propriá (no semi-árido do Baixo São Francisco), nos Estados de Sergipe e Bahia. Os primeiros pontos visitados estão situados na zona rural - a 20 km de Propriá - nas localidades conhecidas por São Vicente Morro Chaves. As Coordenadoras: Profª.Drª.Claudemira Azevedo Ito e Profª.Drª.Olga Cristina de Mello Malheiro nos informam Via Internet todo o andamento dos trabalhos; que têm o apoio do 28º BC do Exército de Aracaju e Prefeitura Municipal de Propriá/Sergipe.

Os trabalhos previamente selecionados visam a "erradicacão da fome, do analfabetismo e da injustiça social, o que resulta na promoção da cidadania e na democratização do conhecimento no País, como um todo". As atividades tem além do apoio do 28º Batalhão de Caçadores, a parceria com o Ministério da Defesa. São os seguintes alunos integrantes do Projeto Rondon que representam nossa comunidade: Hernandes Marin Junior e Marcelo Lopes, do Curso de Engenharia Ambiental. Vinicius Moura Godoy, Raphael Amaral de Almeida, Jonathan Brunholi do Nascimento, Lúcio Oliveira de Barros, Ederson Junior Silva e Michele Cristina Martins Ramos, do curso de Geografia da Fct/Unesp.

Segundo se revelou, os alunos de Geografia e Engenharia Ambiental estão empenhados em atividades rurais e urbanas, atuando em vários temas relacionados com a soberania alimentar, técnicas de compostagem, agricultura orgânica e familiar e economia solidária dentre outros. Temas ligados à Educação tendo como referência "Rios Vivos" ou "Projeto Chicão" estão sendo desenvolvidos através de parceria com a Universidade de Biologia de Barcelona (Espanha). Mas também estão em pauta questões relativas à resíduos sólidos, coleta seletiva e geração de renda através do Turismo Sustentável na área banhada pelo Rio São Francisco, fazem parte do planejamento ligado ao Projeto Rondon 2013.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia      



Um comentário:

  1. Trata-se de uma experiência fundamental não só para a formação acadêmica, mas principalmente para o desenvolvimento de cidadania.
    Além disso, a Profa. Olga é motociclista!!!

    ResponderExcluir