sexta-feira, 22 de março de 2013

Dengue é o problema que mais preocupa; mas a maioria ignora sua gravidade !

Na Câmara Municipal de Presidente
Prudente realizou-se uma Audiência
Pública, na noite de 20 de Março para
tratar do grave problema provocado
por uma Epidemia do Virus da Dengue.
São mais de 600 casos confirmados. E
a forma de envolvimento mais concreto
da população?  Afluência foi diminuta
e só resta aguardar novas ações.


O Secretário Municipal de  Saúde do
município, Dr. Sérgio Cordeiro fez do
plenário da Câmara um pronunciamento
dos mais vibrantes. E da plateia, também
se levantaram muitas vozes para impedir
a séria ameaça que paira sobre a cidade,
ante o elevado número de focos criatórios
do "Aedes Aegypti",  transmissor da
doença, que surgiu em 1779.
Secretaria da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Associações de Moradores, Clubes de Serviços e outras Instituições estão irmanados com o Poder Público de Presidente Prudente, no combate aos focos  de mosquitos a fim de evitar o agravamento da situação.  


Em boa hora, a Câmara Municipal de Presidente Prudente teve a iniciativa de marcar uma Audiência Pública a fim de tratar do problema da proliferação dos focos de mosquitos (Aedes Aegypti), que transmitem a Dengue e representando sério risco à saúde pública. Tudo se relaciona ao elevado de número de casos de Dengue (que vai além de 600), constituindo uma nova epidemia provocada pelo vírus transmissor da doença.  Além disso, o objetivo da audiência - segundo palavras do Presidente da casa, Vereador Valmir da Silva Pinto - foi o de acertar um envolvimento mais concreto da população nessa operação. Mesmo porque essa epidemia passou a representar uma das mais sérias ameaças à saúde dos moradores de todo o município. 


Da Audiência Pública que começou por volta das 18hs e terminou após às 20hs, participaram - além do Presidente Valmir da Silva Pinto - os seguintes Vereadores: Adilson Silgueiro, Demerson  Dias, Cidão Mendonça, Ivan Junior, Elza Alves Pereira, José Geraldo de Souza e José Carlos Roberto (Café).  Também fizeram parte da Mesa: o Secretário Municipal de  Saúde, Dr. Sergio Luiz Cordeiro de Andrade; a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Vânia Maria Alves; o  Coordenador de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Nereu Oguido e a Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Valéria Monteiro Vendramel. 

Em princípio, o propósito da Câmara Municipal em promover um debate público através de uma Audiência não foi bem compreendido, razão pela qual a afluência foi diminuta, atribuída em parte à forte chuva que desabou no final da tarde. Assim mesmo, valeu a intenção. O Secretário de  Saúde, Dr.Sérgio Cordeiro elogiou os parlamentares pela deliberação de "botar o dedo na ferida", mediante aplicação da Lei Complementar Nº 72/79. Esse é o instrumento que disciplina a limpeza de imóveis e o fechamento de  terrenos não edificados, construção de passeios públicos, remoção de entulhos, a deposição do lixo e outras providências. E de conformidade com as informações, as multas passarão a ser aplicadas com todo rigor.

Entretanto, mesmo com essa disposição de se aplicar multas aos infratores, ainda vêm ocorrendo centenas de casos de  Dengue, envolvendo moradores de Presidente Prudente. Em menos de três meses foram constatados 637 casos; alguns com sérios problemas para as pessoas contaminadas, incluindo um óbito. Em 2011, aqui ocorreram 183 casos comprovados de Dengue. No ano seguinte (2012), esse número teve ligeiro acréscimo: 216, além de outros 22 casos não comprovados. Em 2013, num período inferior a 3 meses, esse número praticamente triplicou.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário