sexta-feira, 29 de março de 2013

Escritor de Pres.Prudente lança simultaneamente três livros

Estes são os três novos livros,
lançados no Centro  Cultural
Matarazzo/Pres.Prudente.
Saito, um ex-aluno do Prof.Benjamin
se vê incluído numa crônica que faz
referência à Praça das Cerejeiras.
Amigos e companheiros de longa data
vieram prestigiar o Prof. Benjamin
Resende, no lançamentos dos
novos livros de sua autoria (três).
Entre os que estiveram presentes,
o neto do fundador da cidade,
Lauro Flávio Marcondes Brisolla
de Oliveira.
Foram encontros memoráveis, que jamais serão esquecidos pelo Prof.Benjamin, nos seus 80 anos de vida.
     
Ao término da sessão de autógrafos, o Prof.Benjamin Resende é fotografado ao lado de seu ex-Professsor de Língua Portuguesa, Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo) e outras personalidades que o prestigiaram neste lançamento histórico.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma personalidade digna de louvores. É assim que pode ser definido o perfil do Professor, Advogado e Escritor Benjamin Resende, que acaba de promover o lançamento simultâneo de três livros de sua autoria. Somados aos demais, representam cinco livros na história de sua vida. "As pessoas passam, mas a memória fica registrada nos livros" - foi assim que ele definiu suas obras no contexto literário de Presidente Prudente,  que ele adotou como sua cidade quando aqui chegou aos seis anos, vindo de Lavras/MG, onde nasceu em 1933.  Ana Resende, uma poetisa de Santos/SP que ele conheceu - sem que houvesse qualquer laço de parentesco - foi quem o introduziu no cenário das letras. Cursou o primário e o início do ginasial em sua terra natal, concluindo o curso médio no IE Fernando Costa, tendo o Professor Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo), como Mestre da Lingua Portuguesa. Depois, tornou-se Professor efetivo no mesmo educandário em Presidente Prudente; e dentre os inúmeros alunos que teve na época, Saito (que o prestigiou na noite de autógrafos), foi um de seus alunos. 

No lançamento de seus três livros no Centro Cultural Matarazzo (entre os quais "Raizes Prudentinas" 3),  o Prof.Benjamin Resende - aposentado desde 2007 - fez um relato minucioso de sua vida profissional e de Escritor. É casado, tem quatro filhos e cinco netos. Começou a escrever em 1991 as primeiras crônicas intituladas "Raizes Prudentinas" publicadas pelo Jornal O Imparcial, a convite do Jornalista Mário Peretti, de saudosa memória. No ano seguinte lançou o Livro, com repercussão ate hoje, chegando ao 3º volume, com 312 páginas desdobradas em 10 enfoques especiais: fatos históricos e nomes de centenas de personalidades marcantes da Capital da Alta Sorocabana. Na elaboração dos trabalhos, o Prof.Benjamin teve a cooperação do Prof.Luiz Gonzaga dos Santos, Luis Roberto Marcondes de Oliveira e Júlio Dias Goulart.   Este último, filho de um dos fundadores da cidade, que se fez presente ao lançamento dos novos livros juntamente com Lauro Flávio Marcondes Brisolla de Oliveira, neto do Cel.José Soares Marcondes. 

Em "Raizes Prudentinas 3", encontramos referências aos pioneiros da fundação da cidade e colonização regional, em especial os primeiros imigrantes; o desenvolvimento regional;  as entidades e instituições surgidas no decorrer dos tempos; as personalidades que se evidenciaram na política, na economia, na cultura e nas artes. E mais: as comemorações festivas que marcaram o transcorrer dos anos; o surgimento de novas Escolas e Faculdades; a implantação das igrejas e a Diocese; as manifestações culturais e artísticas; os meios de comunicação e tansportes; os clubes de serviços e até personalidades que se destacaram na vida religiosa. Entre os quais, Dom Maurício Grotto de Camargo, atualmente Arcebispo Metropolitano de Botucatu e Dom Sérgio Castriani, promovido recentemente pelo Papa Bento XVI, como Arcebispo de Manaus/AM.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

         


2 comentários:

  1. como posso comprar este livro??

    prof jair

    ResponderExcluir
  2. Pergunto e respondo
    belo trama; onde compro
    um livro de Benjamim?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir