quarta-feira, 6 de março de 2013

Prudentão volta à sua denominação primitiva: "Estádio Municipal Paulo Constantino"

Paulo Constantino, empresário, ex-
Prefeito e "Cidadão Prudentino",
por todos os méritos merece ter  seu
nome gravado para a história.  Foi ele
quem se empenhou de corpo e alma,
em defesa do "Prudentão".  Nada
mais justo do que homenageá-lo !




O saudoso Antonio Macca, ocupando
a Autarquia Municipal de Esportes de
Presidente Prudente - AMEPP -  foi
quem coordenou as solenidades  de
inauguração do Estádio Prudentão
no dia 12 de Outubro de 1.982, com
a cobertura da Rede Globo de TV,
com o Repórter Altino Correia.
--------------------------------------------------   
 Este é o aspecto atual do Estádio Prudentão "Paulo Constantino", que sediou no decorrer dos últimos anos grandes jogos do Campeonato Paulista e Brasileiro. Sua capacidade é superior aos maiores Estádios brasileiros, tendo recebido em algumas competições de maior expressão plateia
 de aproximadamente 50 mil expectadores.


A notícia da mudança de denominação do Prudentão voltando à sua denominação primitiva de "Estádio Paulo Constantino" caiu como uma bomba nos meios esportivos da cidade e região. Foi o ato de maior repercussão da Câmara Municipal em sua 16ª Legislatura, onde o Presidente do Legislativo, Vereador Valmir da Silva Pinto anuncia a revogação da denominação. De Estádio Municipal Eduardo José Farah (mais conhecido por Prudentão), voltando a ser chamado de Estádio Municipal Paulo Constantino. Ele exerceu dois mandatos executivos - de 1977 a 1981 e de 1989 a 1992 - Como o 1º mandato teve prorrogação de dois anos, Constantino transferiu o cargo para o Vice-Prefeito Benedicto Pereira do Lago, que concluiu a obra. Mas a inauguração ocorreu no mês de Outubro de 1982 em homenagem ao ex-Prefeito Paulo Constantino. com o jogo Santos x Corinthians Prudentino com um público aproximado na época, de 20 mil pessoas. 

Decorridos vinte anos, os Vereadores: Luiz Gomes Pedrosa, Telmo Guerra e o saudoso Hélio Cortez fizeram uma proposta de mudança de denominação do Prudentão - aprovada pelo então prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho - para Eduardo José Farah, revogando o projeto original. Com  esse procedimento, tiveram o privilégio de assistir grandes jogos por interferência política e esportiva do novo homenageado.

Agora, os atuais Vereadores (em sua maioria) decidiram pela revogação da Lei de 2002 e aprovaram o restabelecimento do nome de Paulo Constantino como o definitivo, considerando que desde 2001 - conforme determina a legislação municipal - todos os logradouros públicos, jardins e praças esportivas até então nomeados, não podem ser alterados. Tudo era realizado com vistas ao protecionismo e favorecimento de interesses políticos. Segundo o Presidente da Edilidade, o nome de Paulo Constantino foi ocultado "sutilmente" do Projeto de 2002. "Por isso, estamos agora revogando-o e restabelecendo o que é correto" - disse.  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------     

Um comentário:

  1. Salve Paulo Constantino, embora lembrado e homenageado tardiamente, é louvável o mérito e os esforços empreendidos por todue têem a lembrança saudavel do ex prefeito . Salve o Prudentao estádio Paulo Constantino.

    Professor Jair Dias "Cabeça" sao paulo

    ResponderExcluir