domingo, 26 de maio de 2013

Quase uma centena de foguetes no céu de Prudente: é obra da Astronomia !


Foguete pronto para lançamento.
Prof.Dr.Angel F.Peña/Coordenador
Base de lançtº de foguetes: FCT.


                                                                                           

Lançado no campo de futebol da FCT/
UNESP, alguns foguetes  cumpriram
uma trajetória superior a 100 metros.
Houve participação da ordem de 150
pesquisadores na área de Astronomia.
Professores e Universitários tomaram
parte no evento pela primeira vez.
----------------------------------------------- 


Aqui, um grupo que participou ativamente do 39º.Encontro Regional de Ensino de Astronomia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - com a duração de três dias. Educadores e estudantes de toda a região ficaram empolgados com a construção e lançamento de foguetes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------  
Com uma extensa programação que começou no dia 23/Maio e terminou no dia 25, realizou-se em Presidente  Prudente o 39º Encontro Regional de Ensino de Astronomia, coordenado pelo Prof. Dr. Angel Fidel Peña, docente do Deptº. de Física, Química e Biologia (Astronomia), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O que mais despertou interesse dos alunos foram as Oficinas para a construção de foguetes (PET), com lançamentos realizados pela primeira vez nesta região - 6ª feira à tarde - e Sábado no período da manhã. Segundo o Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), João Batista Garcia Canalle, tornou-se possível capacitar 130 Professores de 72 Escolas Públicas municipais e estaduais da cidade e região, além de 20 estudantes universitários do curso de graduação. A Escola Estadual Antonio Almeida Prado, de Iepê-SP também trouxe importante contribuição ao evento, através da apresentação de um "Show de Astronomia", no Auditório I no final da tarde de 6ª.feira.

A primeira palestra foi proferida pelo Prof.Dr.João Batista Garcia Canalle (OBA), sob o tema: O Ensino da Astronomia no Brasil. As demais, "Astroomia e o Cidadão do mundo" pelo representante da UNICAMP, Dr.Rodolpho Caniato; "O Sistema Solar" pelo representante do MAST, Dr. Eugênio Reis, que abordou também a "Evolução Estelar". O Prof.Dr.Rodolfo Langhi - da Unesp - falou sobre "Erros conceituais no ensino de Astronomia". Depois, vieram as Oficinas (inúmeras) ressaltando as Observações Astronômicas, Desenhando as órbitas, distâncias e volume dos Planetas, Observação do Sol, da Lua e das Estrelas, as Estaçoes do Ano, Eclipses e outros temas relacionados à vida do Planeta.  E na etapa final, construção de foguetes: cerca de 80 em dois dias, utilizando recipientes plásticos (PET).

O Show de Astronomia, coordenado pela Profª.Maria Salete e Equipe da Escola Estadual Antonio Almeida Prado, da cidade de Iepê - no Vale do Paranapanema - apresentou um espetáculo de cores, beleza, tecnologia e conhecimentos importantes sobre Astronomia. Na equipe - além dos dirigentes - vários alunos integrados à arte e cultura. Uma representação teatral do Sistema Solar também marcou os últimos dois dias de realização desse Encontro Regional, através da atuação de Pedro Zille (do MAST) e Bruna Senra (da UERJ).   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário